Andrew Garfield nasceu nos Estados Unidos, mas mudou-se para a Inglaterra quando tinha apenas quatro anos de idade. Estreou no cinema com o curta Mumbo Jumbo em 2005, mas em 2007 já fez seu primeiro trabalho com um diretor renomado, Robert Redford, ao atuar no filme Leões e Cordeiros. No mesmo ano, foi eleito pela revista especializada Variety como uma das 10 maiores promessas (10 Actors to Watch).
Antes disso, brilhou nos palcos de Londres, onde cursou dramaturgia na Central School of Speech & Drama. Em 2004, ganhou o prêmio ator estreante no Manchester Evening News Theatre Award por sua atuação na peça "Kes" no Royal Exchange Theatre, em Manchester. Três anos depois, dividiu com Connie Fisher o prêmio de Melhor Promessa do Círculo de Críticos de Teatro de Londres.
Teve pequenas participações em "A Outra" e "O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus", até ser chamado por David Fincher para atuar em "A Rede Social". Na pele do brasileiro Eduardo Saverin, que ajudou a fundar o Facebook, Garfield chamou a atenção de Hollywood, passando a receber convites para importantes produções. A mais importante delas, sem dúvida, é "O Espetacular Homem-Aranha", em que o ator assume o papel do herói dos quadrinhos.
Após viver o teioso nas telas, Garfield ficou um tempo sem aparecer em público, mas foi em 2016 que teve dois papéis principais em longas de sucesso. Um deles foi dirigido pelo renomado diretor Martin Scorcese, Silêncio e o outro por Mel Gibson, Até o Último Homem, onde interpreta o soldado Desmond T. Doss, que lutou na Segunda Guerra Mundial sem usar uma arma se quer ou ter matado alguém. Sua atuação foi renomada pelo último, lhe rendendo uma nomeação para um Oscar de Melhor Ator.
Em 2017, estrelou no filme Uma Razão Para Viver, o seu único filme naquele ano. No ano seguinte foi para Cannes ao participar do neo-noir de David Roberth Mitchell em O Mistério de Silver Lake.
Em 2021, Garfield estrelou em dois filmes de sucesso: Os Olhos de Tammy Faye, junto com Jessica Chastain e Tick, Tick...Boom!, onde interpreta o compositor Jonathan Larson. Esse último lhe rendeu uma nomeação para um Globo de Ouro para Melhor Ator em Filme de Comédia/Musical. Além disso, o ator faz uma aparição no terceiro filme de Homem-Aranha de Tom Holland, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.
Seus próximos projetos contam com uma série chamada Under the Banner of Heaven, uma biografia sobre o pianista James Rhodes em Instrumental e o remake da série Brideshead Revisited, tendo como diretor Luca Guadagnino.
- Seu papel como Peter Parker em Homem-Aranha foi imortalizado por um cientista após descobrir uma nova espécie de aracnídeo, o nome a aranha foi dada como Pritha garfieldi.