Kristen Wiig nasceu na cidade de Canandaigua, Nova Iorque. A atriz teve como principais trabalhos: Perdido em Marte (2015), Caça-Fantasmas (2016) e Mulher-Maravilha 1984 (2020). Ela é filha de Jon Wiig, gestor de uma marina em Nova Iorque, e de Laurie Wiig, uma artista.
Em sua infância, estudou na prestigiada escola exclusivamente feminina Allendale Columbia School. Mais tarde, ingressou na Universidade do Arizona, se formando no curso de Artes. Kristen tinha como plano começar um emprego em uma clínica de cirurgia plástica, onde desenharia o resultado final das operações dos clientes, contudo, desistiu da ideia e mudou-se para Los Angeles em busca de trabalho.
Foi em Los Angeles que a atriz começou sua carreira nos palcos. Em 2003, ela participou do The Joe Schmo Show, um programa que satiriza os mais diversos reality shows, interpretando, ela, uma charlatã conselheira de casamentos. Animado com suas atuações, o diretor de uma das companhias de teatro onde Kristen trabalhou aconselhou-a a enviar uma gravação para o programa Saturday Night Live.
Wiig fez sua estreia em Saturday Night Live em 2005. Apesar do corte no orçamento, ela manteve-se no programa e tornou-se membra do elenco principal até sua saída, em 2012. Durante a sua participação no show, Kristen foi nomeada para o Emmy de Melhor Atriz Secundária numa Série de Comédia por quatro anos seguidos (2009, 2010, 2011 e 2012). Em 2009, ela ingressou na lista das "25 Mulheres Mais Engraçadas de Hollywood", da revista Entertainment Weekly.
A atriz teve participação nas séries da Netflix Arrested Development e Wet Hot American Summer: First Day of Camp.
Sua estreia nos cinemas se deu em 2006, em Menores Desacompanhados. No ano seguinte, participou da comédia Ligeiramente Grávidos, ficando, para 2008, seus papeis em A Vida É Dura - A História de Dewey Cox, Ressaca de Amor e Os Aloprados.
Em 2009, foi a vez de atuar em Garota Fantástica, dirigido por Drew Barrymore. Ainda nesse ano, ela trabalhou junto de Jesse Eisenberg, Kristen Stewart e Ryan Reynolds no longa Férias Frustradas de Verão.
No ano de 2010, atuou nas comédias Corram que o Agente Voltou e Uma Noite Fora de Série (Tina Fey e Steve Carell). Participou, ainda, da dublagem de duas grandes animações: Como Treinar seu Dragão (no papel de Ruffnut) e Meu Malvado Favorito (no papel de Miss Hattie). Nesse mesmo ano, interpretou o seu primeiro papel dramático no filme Entre Segredos e Mentiras, protagonizado por Ryan Gosling e Kirsten Dunst.
Kristen atuou junto de Ben Stiller em A Vida Secreta de Walter Mitty (2013). No mesmo ano, teve um papel secundário no filme Ela, de Spike Jonze, que foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme em 2014. Também participou da comédia Tudo Por um Furo, interpretando o par romântico de Steve Carell.
Foi em 2015 que a atriz atuou em um dos maiores filmes de sua carreira. Com um papel coadjuvante em Perdido em Marte, Wiig dividiu palco com Matt Damon e Jessica Chain, sendo dirigida pelo diretor Ridley Scott. O filme foi sucesso de crítica. Ainda nesse ano, protagonizou O Diário de uma Adolescente, junto de Bel Powley e Alexander Skarsgård.
Com Melissa McCarthy, interpretou a caça-fantasma Erin Gilbert, em Caça-Fantasmas (2016), dirigido por Paul Feig.
Wiig foi escalada para interpretar a vilã Cheetah, alter ego de Barbara Ann e rival da Mulher-Maravilha (Gal Gadot), em Mulher-Maravilha 1984. A produção estreará nos cinemas em dezembro de 2020.