Sam Elliott é um ator americano reconhecido por seu físico magro, voz grossa e bigode característicos, além de maneira geral participar de muitos projetos com o tema de Faroeste. Ele recebeu diversos prêmios e honras como um National Board of Review, indicação ao Oscar, dois Globos de Ouro, dois Emmy e dois prêmios SAG. Sua carreira teve início com pequenas aparições em Desbravando o Oeste (1967), Butch Cassidy (1969), a quinta temporada de Missão: Impossível e na televisão com a série Gunsmoke (1972), e os filmes Murder in Texas (1981) e The Shadow Riders (1982).
Elliot nasceu na Califórnia e quando tinha 13 anos a família se mudou para Portland, onde viveu durante a adolescência. Depois de terminar o ensino médio, ele frequentou a faculdade de Oregon estudando inglês e psicologia por dois períodos até que desistiu. Após isso, ele retornou a Portland e frequentou um curso de teatro por dois anos em Clark College, conquistando um papel como Big Jule em Guys and Dolls numa produção teatral. Na época, o jornal Columbian sugeriu que Elliott deveria ser um ator profissional, assim se matriculando novamente na Universidade de Oregon. No entanto, o ator desistiu mais uma vez dos estudos após a morte do pai.
Foi apenas no final dos anos 1960 que Elliot se mudou para Los Angeles para seguir a carreira de ator, vocação que seu pai o encorajou a seguir pouco antes de falecer. Sam Elliott protagonizou Frogs (1972) e seu grande sucesso foi com o drama Lifeguard (1976). Ele está presente em diversas adaptações do autor Louis L'Amour como The Quick and the Dead (1987) e Conagher (1991), este último responsável pela indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão. Sua segunda indicação ao Globo de Ouro e primeira ao Emmy foi com Buffalo Girls (1995).
Já nos anos 2000, Elliott fez parte do elenco coadjuvante no drama Fomos Heróis (2002), os filmes de super-herói Hulk (2003) e Motoqueiro Fantasma (2007). Em 2015 ele fez uma participação na série Justified, sendo indicado ao Critics Choice pela aparição, e em 2016, começou a protagonizar a série The Ranch, uma produção original Netflix. Além disso, em 2017, obteve destaque na comédia dramática The Hero e no ano seguinte integrou o elenco do drama musical Nasce Uma Estrela, responsável por indicações em coadjuvante no Oscar, Critics' Choice, SAG e a vitória do prêmio National Board of Review.