Charlotte Rampling é uma atriz britânica com uma carreira extensa de mais de quatro décadas dedicada à atuação. Foi indicada ao Oscar em 2016 por seu papel em 45 Anos (2015), filme dirigido por Andrew Haigh.
Rampling nasceu num pequeno condado de Essex, na Inglaterra. Seu pai, Godfrey Rampling, é campeão olímpico dos Jogos de Berlim de 1936, levando medalha de ouro como integrante da equipe britânica de revezamento 4x400 metros rasos. Já sua mãe, Anne Isabelle, era pintora.
O primeiro trabalho de Charlotte no cinema foi um pequeno papel na comédia satírica A Bossa da Conquista (1965), ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Ganhou popularidade por suas interpretações em grandes sucessos como o noir O Último dos Valentões (1975) com Robert Mitchum, a comédia Memórias (1980) de Woody Allen e o drama policial O Veredito (1982) com Paul Newman.
Entre os anos de 1972 e 1976, foi casada com o ator e jornalista Bryan Southcombe. A vida íntima do casal foi amplamente divulgada na mídia após a descoberta do relacionamento dos dois com o modelo Randall Laurence;
Charlotte é mãe de Barnaby Southcombe, famoso diretor de televisão britânico. A atriz já ganhou o Urso de Prata de Melhor Atriz por 45 anos (2015).