Toni Collette é uma atriz, cantora e produtora australiana conhecida pelos filmes O Sexto Sentido, Pequena Miss Sunshine e Hereditário. Nascida em Sydney, a atriz estudou em uma escola exclusiva para meninas e participava de atividades esportivas como natação e volêi de praia. Mas também era apaixonada por canto e dança, por isso gostava de musicais e desenvolveu interesse pela atuação.
Seu primeiro trabalho profissional como atriz aconteceu em 1990, com apenas 18 anos, onde participou de apenas um capítulo da novela australiana A Country Practice. Dois anos depois, fez sua estreia no cinema no longa Spotswood, com Russell Crowe e Ben Mendelsohn.
Não demorou muito e Toni conquistou seu primeiro trabalho como protagonista na comédia dramática O Casamento de Muriel, conquistando inclusive uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Atriz em Comédia. Ele também teve papéis coadjuvantes em O Primeiro Amor de um Homem e Emma, os dois ao lado de Gwyneth Paltrow.
Em 1999, Toni Collette ganhou ainda mais destaque ao interpretar Lynn Sear, mãe do protagonista em O Sexto Sentido. Por sua atuação, ela foi aclamada pelos críticos e recebeu a primeira indicação ao Oscar. No começo dos anos 2000, fez parte do elenco de filmes aclamados como As Horas, com Meryl Streep e Julianne Moore, e Um Grande Garoto, com Hugh Grant e Nicholas Holt.
Em 2006, Collette interpretou a mãe de Abigail Breslin na aclamada comédia dramática Pequena Miss Sunshine. Sua atuação foi um dos destaques do filme e ela foi reconhecida em premiações como Globo de Ouro e BAFTA. No filme dos anos 2000, Collette passou a ganhar espaço também na televisão. Ela foi escolhida para protagonizar a série United States of Tara, comédia da mesma roteirista de Juno. A série lhe rendeu um Emmy em 2010.
A atriz voltou a ser amplamente elogiada no cinema por sua atuação na obra de terror Hereditário. Seu trabalho no filme foi um dos mais mencionados pela crítica em 2018 e muitos fãs consideram injusto sua ausência em grandes premiações como o Oscar.
Recentemente, a atriz está na minissérie A Escada, baseada em um caso real de assassinato. A produção tem previsão de estrear pelo serviço de streaming HBO Max ainda em 2022.