Anthony Shalhoub é um ator americano prestigiado, ganhador de quatro prêmios Emmy, um Globo de Ouro, seis prêmios SAG, um Tony e uma indicação ao Grammy. Ele é mais conhecido por ter interpretado Adrian Monk na popular série Monk, Antonio Scarpacci no sitcom Wings e Abe Weissman, em The Marvelous Mrs. Maisel, série original da Prime Video.
De origem libanesa, Shalhoub nasceu em Wisconsin e teve contato com teatro por conta de uma de suas irmãs mais velhas, que o colocou como extra em uma produção escolar de The King and I. Mais velho, Tony estudou brevemente na Universidade de Wisconsin-Green Bay mas, após um programa de extensão, se transferiu para a Universidade do Sul do Maine. Além disso, o ator terminou um mestrado em Yale no ano de 1980.
Antes de ser um astro da televisão, Anthony atuou no American Repertory Theater, um teatro sem fins lucrativos de Massachusetts. Depois, o ator se mudou para Nova York, onde trabalhou como garçom até estrear na produção de The Odd Couple, peça estrelada ao lado de Rita Moreno e Sally Struthers. Em 1992, concorreu ao seu primeiro prêmio Tony por sua participação em Conversations with My Father.
Já no cinema, Tony Shalhoub participou de filmes bem sucedidos durante os anos 1990, como Não Tenho Troco, Barton Fink - Delírios de Hollywood, A Grande Noite, MIB - Homens de Preto, Gattaca - Experiência Genética e Nova York Sitiada.
Na mesma época, o sitcom Wings era um dos sucessos do canal americano NBC, tendo mais de 170 episódios exibidos entre 1990 e 1997. No entanto, seu papel mais lembrado é o protagonista Monk, da série de mesmo nome, exibida entre 2002 e 2009 pela USA Network. Apenas por Monk, Anthony Shalhoub concorreu ao Emmy de melhor ator de comédia oito vezes, tendo ganhado três.