Saoirse Ronan é uma premiada atriz irlandesa e norte-americana conhecida pelos seus aclamados trabalhos no cinema como Lady Bird, Brooklyn e Um Olhar do Paraíso. Ela nasceu na cidade de Nova Iorque, mas cresceu e foi naturalizada em Dublin, na Irlanda. Seus pais eram imigrantes nos EUA e quando Saoirse tinha três anos decidiram voltar ao país de origem. Saoirse estudou em casa por boa parte de sua vida e começou sua carreira em frente às câmeras aos nove anos de idade.
Seu primeiro papel na televisão foi no drama médico The Clinic e, logo em seguida, participou da minissérie irlandesa Proof. Em 2006, Saoirse também participou de audições para interpretar a personagem Luna Lovegood no filme Harry Potter e a Ordem da Fênix, mas perdeu para a atriz Evanna Lynch.
Porém, poucos meses depois, Saoirse conquistaria o papel que a estabeleceria como uma estrela mirim: a personagem Briony Tallis na produção Desejo e Reparação ao lado de Keira Knightly e James McAvoy. Ronan foi extremamente elogiada pela sua atuação e recebeu inúmeras indicações a prêmios grandes, entre eles Oscar e Globo de Ouro.
Dois anos depois, Saoirse Ronan protagonizou Um Olhar do Paraíso, adaptação da obra de Alice Sebold, ao lado de Mark Wahlberg, Rachel Weisz, Susan Surandon e Stanley Tucci. O filme foi um enorme sucesso comercial e de crítica, aumentando ainda mais a fama de Ronan e alavancando sua carreira.
A partir de 2010, Saoirse ficou alguns anos sem fazer muitos filmes de sucesso. Em 2011, ela fez parte da produção independente Violet & Daisy junto de Alexis Bledel e James Gandolfini. Também participou, em 2013, da adaptação do livro A Hospedeira da autora de Crepúsculo, Stephenie Meyer, como a protagonista Melanie. Mas os dois filmes fracassaram na bilheteria e receberam majoritariamente opiniões negativas da crítica especializada.
Porém, a partir de 2014, ela participou de inúmeros filmes aclamados. Ronan teve um papel coadjuvante na comédia O Grande Hotel Budapeste de Wes Anderson e no ano seguinte foi escalada para protagonizar o drama de época Brooklyn sobre uma imigrante irlandesa tentando uma vida melhor nos EUA. Em 2017, ela também protagonizou o filme Lady Bird, estreia de Greta Gerwig como diretora. Em 2019, ela se juntou novamente a Gerwig na adaptação de Adoráveis Mulheres. Por esses três últimos papéis, Ronan recebeu indicações ao Oscar, BAFTA e Globo de Ouro.
Recentemente ela atuou ao lado de Kate Winslet como o casal Mary e Charlotte no filme Ammonite de Francis Lee, mesmo diretor de Reino de Deus.