Considerado um dos grandes astros da história do cinema, Tom Cruise ingressou no campo das artes aos 18 anos. Fez sua estreia nas telonas em 1981 com Amor Sem Fim, mas o sucesso só viria dois anos mais tarde com Negócio Arriscado. A partir da metade dos anos 80 emendou uma série de blockbusters como A Lenda, Top Gun e Dias de Trovão, e viu seu nome virar sinônimo de bom desempenho nas bilheterias. Ao mesmo tempo, apostava em filmes como Rain Man e Nascido em 4 de Julho, passando a ser visto também como um bom ator.
Foi casado com a atriz Mimi Rogers entre 87 e 90, se separando desta quando conheceu Nicole Kidman, com quem ficou por 11 anos. Os anos 90 foram de muito sucesso para o astro, que realizou trabalhos como A Firma, Entrevista com o Vampiro, Jerry Maguire - A Grande Virada, Missão Impossível e Magnólia. Atuou ainda em De Olhos Bem Fechados, último longa do cultuado diretor Stanley Kubrick.
Em 1993, fundou a empresa Cruise-Wagner Productions, ao lado de sua agente de muitos anos, Paula Wagner. A produtora trabalhou por muito tempo em parceria com a Paramount Pictures, mas o acordo foi rompido após o decepcionante resultado de Missão Impossível 3 nas bilheterias dos Estados Unidos. Após o ocorrido, Cruise buscou um novo caminho e assumiu a presidência da United Artists, empresa fundada por Charles Chaplin. A primeira produção pela nova companhia foi Leões e Cordeiros, de Robert Redford.
Atualmente, Cruise é casado com a atriz Katie Holmes e busca resgatar o sucesso do passado. Na primeira década do século XXI conquistou muitos elogios por Colateral e O Último Samurai, mas também foi duramente criticado pelos trabalhos em Operação Valquíria e Encontro Explosivo.
Nos últimos anos, o ator apareceu muito na mídia pelos motivos errados, em especial no que diz respeito aos constantes e polêmicos posicionamentos com relação à sua religião, a cientologia, mas vem tentando mudar isso ao não se expor tanto. Em 2011, lançou Missão Impossível - Protocolo Fantasma e filmou o musical Rock of Ages.