Jean-Marc Vallée é um diretor, produtor e roteirista canadense, nascido em 9 de março de 1963, em Montreal, Quebec. Formado pela Universidade de Montreal, Vallée produziu e dirigiu vários curtas-metragens apresentados em festivais e que chamariam a atenção com sua estreia no longa, Liste Noire (1995), um interessante thriller erótico, indicado ao prêmio Genie.
Pouco depois, rodaria as fitas Los locos (1997) e Loser Love (1999), até seu filme de maior sucesso e popular, C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor (2005), que logo se tornou um fenômeno, sendo reverenciado por público e crítica, distribuído por todo o mundo e premiado em festivais. Com este sucesso, a carreira de Vallée foi em ascensão, assumindo projetos como A Jovem Rainha Vitória (2009), Café de Flore (2010), Clube de Compras Dallas (2013), que rendeu a ele e seus protagonistas várias indicações, sendo Matthew McConaughey e Jared Leto receberam o Oscar de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente. Ele voltaria a ser indicado a um dos mais importantes prêmios de cinema ao rodar seu próximo longa-metragem, Wild Soul (2014), estrelado por Reese Witherspoon. Nos últimos anos, o cineasta conseguiu conquistar o público televisivo e internacional com duas séries de sucesso: Big Little Lies (2017) e Sharp Objects (2018), ambas produções originais da HBO.
Vallée não tinha produções futuras, o que foi algo que chegou de surpresa quando ele faleceu inesperadamente no dia 25 de dezembro de 2021, ainda sem causa da morte.