Ewan Gordon McGregor é um ator escocês que estrelou inúmeros filmes e peças teatrais. Seu primeiro papel foi como protagonista em uma série de televisão britânica para o Channel 4, intitulada Batom no Colarinho e, depois disso, o ator encontrou reconhecimento mundial interpretando o viciado em heroína Mark Renton no filme Trainspotting (1996), Obi-Wan Kenobi nos filmes prelúdio de Star Wars (1999 - 2005) e o poeta Christian no filme musical Moulin Rouge - Amor em Vermelho (2001).
Ewan abandonou a escola aos 16 anos e começou a trabalhar no teatro como ajudante de palco. Durante esse tempo, ele entrou em um curso de dramaturgia na faculdade de tecnologia da cidade de Kirkcaldy. Após se mudar para Londres, ele deu continuidade nos estudos na escola de música e artes cênicas Guildhall, com apenas 18 anos.
Outros trabalhos de destaque no cinema durante os anos 2000 foram em papeis como John Grimes em Falcão Negro em Perigo (2001), o jovem Edward Bloom em Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003), a voz de Rodney Copperbottom em Robôs (2005), e o Camerlengo Patrick McKenna em Anjos e Demônios (2009).
No início dos anos 2010, trabalhou na produção de Roman Polanski como o fantasma em O Escritor Fantasma (2010). Também se destacou no romance cômico Salmon Fishing in the Yemen do ano seguinte, o personagem Lumière na versão live-action musical de A Bela e a Fera (2017), além de interpretar o autor Christopher Robin no filme de mesmo nome em 2018. Em seguida, atuou como a versão adulta do personagem de O Iluminado, Dan Torrance, no filme Doutor Sono (2019), baseado na obra original de Stephen King. Ele também deu vida ao personagem e vilão dos quadrinhos Máscara Negra no filme Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa (2020).
Na televisão, Ewan ganhou o Globo de Ouro como Melhor Ator em Minissérie por seu trabalho na terceira temporada da série antológica Fargo, do canal FX. Ele já havia sido indicado outras vezes na premiação por Moulin Rouge! e Salmon Fishing in the Yemen. Em 2021, após interpretar o designer americano Halston na minissérie original de Ryan Murphy para a Netflix, McGregor ganhou Melhor Ator em Minissérie no Emmy e foi indicado na mesma categoria para o Globo de Ouro de 2022.