Filho dos atores Wanda Ventham e Timothy Carlton, Benedict Cumberbatch foi enviado a uma importante instituição de ensino inglesa, quando criança, pois seus pais almejavam uma grande carreira para o filho, "diferente da deles".
Benedict Timothy Carlton Cumberbatch estudou representação na Universidade de Manchester e posteriormente obteve o grau de mestre de artes em representação clássica para teatro profissional na London Academy of Music and Dramatic Art.
Um dos primeiros trabalhos reconhecidos do ator foi na televisão. Em 2004, representou Stephen Hawking no filme para TV Hawking. Desde os anos 2000, Benedict Cumberbatch realizou diversas peças de teatro, sendo nomeado para o prêmio Olivier na categoria de melhor ator secundário pelo seu papel de Tesman na peça Hedda Gabler.
Benedict é conhecido por sua voz imponente, tendo participado de produções radiofônicas, como a adaptação do romance Rumpole and the Penge Bungalow Murders, de de John Mortimer, em 2009. A voz de Cumberbatch também deu vida à áudio livros, entre eles, The Tempest, The Making of Music, Death in a White Tie, Artists in Crime e Sherlock Holmes: The Rediscovered Railway Mysteries and Other Stories.
Pelo filme "O Jogo da Imitação" (2014), de Morten Tyldum, Benedict Cumberbatch concorre ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama, de 2015.
Em 2016, o ator entrou para a Marvel, interpretando Doutor Estranho no filme homônimo dele e assim continuando sua carreira na Marvel e fazendo participações em Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), o terceiro filme da MCU do Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), além de dublar seu próprio persoagem na série animada da Disney+ Marvel What If...? e irá voltar com o seu papel para o segundo filme solo de seu personagem: Doutor Estranho: Multiverso da Loucura (2022), junto com Elizabeth Olsen, interpretando a Feiticeira Escalarte/Wanda Maximoff.
Em 2021, Cumberbatch concorre a um Globo de Ouro por sua atuação no filme da Netflix Ataque dos Cães, interpretando Phil.