Jonah Hill é um ator, comediante, produtor e diretor norte-americano conhecido por seus papéis em filmes de comédia. Nascido em Los Angeles, Califórnia, ele é filho de uma estilista e um contador. De origem judaica, Jonah é o filho do meio de seus pais e teve uma infância privilegiada no bairro Cheviot Hills, onde vive até hoje. Durante a infância e adolescência, frequentou escolas da região de Santa Monica, como Center for a Brentwood School e a Crossroads School. Após se formar no ensino médio em 2002, ele frequentou duas universidades, The New School e Universidade do Colorado em Boulder, no entanto não se formou em nenhuma.
Contudo, foi durante esse período que Jonah começou a escrever suas primeiras peças e apresentá-las em bares da região no bairro East Village, em Nova Iorque. A partir disso, Jonah conseguiu um número considerável de admiradores e conseguiu concretizar, não muito tempo depois, o desejo de atuar em filmes. Ele era amigo dos filhos do ator Dustin Hoffman, que o indicou para fazer um teste para o filme Huckabees - A Vida É uma Comédia (2004), produção qual Jonah estreou no cinema.
Em seguida, ele fez uma breve aparição no filme O Virgem de 40 Anos (2005), que o levou a conseguir outro papel no filme Queridinho da Vovó (2006), produzido por Adam Sandler. Dessa forma, continuou trabalhando com Sandler nas comédias Aprovados (2006) e Click (2006), além de Ligeiramente Grávidos (2007) em que foi ator coadjuvante. Seu primeiro filme como protagonista foi Superbad - É Hoje (2007), onde estrelou ao lado de Michael Cera, os personagens deles eram inspirados nos roteiristas Seth Rogen e Evan Goldberg. Em 2008, Jonah apresentou um episódio de Saturday Night Live e atuou no filme Programa Animal. No ano seguinte estrelou outro filme com Adam Sandler, Tá Rindo do Quê?
Durante os anos 2010, Jonah Hill perdeu peso e recusou ser um dos três personagens principais em Se Beber, Não Case, em busca de papéis mais sérios. Dessa forma, em 2010 ele estrelou o filme de comédia dramática Cyrus, dos irmãos Jay e Mark Duplass. Em 2011 atuou ao lado de Brad Pitt e Philip Seymour Hoffman em O Homem Que Mudou o Jogo, papel no qual Jonah foi elogiado por conseguir se distanciar da comédia e que garantiu uma indicação como Melhor Ator Coadjuvante na premiação Golden Globe. Ele também foi indicado na mesma categoria no Oscar em janeiro de 2012.
Ainda em 2012, estrelou o filme Anjos da Lei junto de Channing Tatum, produção inspirada na série de sucesso dos anos 1980. No mesmo ano, Jonah conseguiu um participar do filme Django Livre, de Quentin Tarantino. Em 2013 atuou no filme É o Fim como ele mesmo e na aclamada produção de Martin Scorsese, O Lobo de Wall Street com Leonardo DiCaprio. Outros trabalhos de destaque foram A História Verdadeira (2015), Avé, César! (2016), Cães de Guerra (2018) e A Pé Ele Não Vai Longe (2008).
Jonah Hill também é conhecido por trabalhar com animações, tanto na parte de dublagem quanto de roteiro. Entre as produções animadas mais conhecidas com participação dele estão a série de filmes Como Treinar o seu Dragão e Festa da Salsicha de 2016. Em 2018 estrelou a série Maniac, original da Netflix, ao lado de Emma Stone e também roteirizou e dirigiu o filme de comédia dramática Anos 90 (Mid90s).