Shinichi Chiba, popularmente conhecido como Sonny Chiba foi um ator e artista marcial japonês. Conhecido por suas habilidades nas artes marciais, Sonny foi um dos primeiros a conquistar destaque nessa área no Japão e posteriormente no exterior. Nascido em 22 de janeiro de 1939, na cidade de Fukuoka, Japão, Sonny era o terceiro de outros cinco filhos.
Durante a escolha ele praticou ginástica e chegou a participar do Festival Nacional de Esportes do Japão, mas foi na universidade que surgiu seu interesse pelas artes marciais, conquistando a faixa preta em Karatê Kyokushin sob a orientação do renomado mestre Mas Oyama.Seu caminho começou a mudar quando foi descoberto em uma busca de talentos feita pela Toei film studio, onde iniciou sua carreira de atuação com o nome artista de Shinichi Chiba.
Sua estreia na televisão foi em Seven Color Mask (1959) e posteriormente participou do longa de ficção científica Invasion of the Neptune Men (1961) e continuou sendo chamado para thrillers de crime.
Além de sua habilidade em Karatê, o ator também era faixa preta em Ninjutsu, Goju-ryu, Judô, Kendo e Shōrinji kenpō. Com isso, ficou famoso ao interpretar um bandido de rua em Street Fighter (1974), produção que se tornou um sucesso internacional. Sonny também se destacou ao participar do elenco de obras como Kill Bill: Volume I (2004) dirigido por Quentin Tarantino e Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006).