Walter Hugo Khouri é um diretor de cinema brasileiro, mais conhecido por seus filmes de temática existencialista. Khouri ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais e é lembrado por destacar novos talentos em suas produções, como a apresentadora Xuxa Meneghel no controverso Amor Estranho Amor, de 1982.
Nascido em São Paulo, Walter Hugo tinha ascendência libanesa e italiana. Seu primeiro trabalho foi na produção do filme O Cangaceiro, de 1953, produção da Companhia Vera Cruz. Pouco depois, dirigiu seu primeiro longa-metragem autoral, intitulado O Gigante de Pedra, no entanto, não existem muitos registros do filme.
A partir disso, Khouri ficou conhecido por, além de dirigir, roteirizar as próprias produções, participar da montagem e operação de câmera. Ao todo, realizou 25 longa-metragens e fez parte da geração de cineastas do Cinema Novo.
Entre suas produções mais importantes estão O Anjo da Noite, O Último Êxtase e Eros - O Deus do Amor, pelos quais foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Noite Vazia, lançado em 1964, é considerado o filme mais popular do diretor.