Todd Haynes é um diretor independente, roteirista e produtor cinematográfico americano, que nasceu em Encino. É considerado pioneiro do "New Queer Cinema", movimento cinematográfico que surgiu no início dos anos 90.
O primeiro filme de Haynes, "Veneno", recebeu o prêmio do Grande Júri no Sundance Festival. O filme seguinte foi "Dottie Gets Spanked", um curta-metragem que a revista The Village Voice considerou como sendo "Uma Visão Pop da Arte do subúrbio dos anos 50".
Seu segundo trabalho, "A Salvo", foi indicado como o Melhor Filme do Ano pelos críticos dos periódicos "The Boston Globe", "Film Comment" e da revista "Interview Magazine", entre outros. The Village Voice foi ainda além, considerando-o como o melhor filme dos anos 1990.
O terceiro filme de Haynes foi o potente drama do rock chamado "Velvet Goldmine", no qual estrelaram os atores Ewan McGregor, Jonathan Rhys Meyers, Christian Bale e Toni Collette. O jornal "The New York Times" descreveu o filme como sendo "brilhantemente surreal"; e o Festival de Filmes de Cannes premiou o filme como a Melhor Contribuição Artística do festival.
"Longe do Paraíso", quarto longa de Haynes, foi o trabalho mais aclamado pela crítica em 2002, sendo reconhecido com quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Atriz para Julianne Moore e Melhor Roteirista para Todd Haynes.
Todd Haynes tem também em sua lista "Carol", " Mildred Pierce", "Não Estou Lá" e "Mal Do Século".