Domingos Oliveira foi um ator, diretor, dramaturgo de cinema e teatro, poeta e cineasta brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro, Domingos é formado em Engenharia Elétrica e começou sua carreira de ator ainda na escola, aos 12 anos. Dois anos depois de terminar a faculdade de Engenharia, fez um curso de teatro e em seguida montou, na varanda de seu apartamento, sua primeira peça de teatro. A peça foi um sucesso de crítica e lançou a atriz Leila Diniz, com quem Domingos era casado na época.
Ainda no início da década de 1960, Domingos Oliveira trabalhou como redator na revista Manchete. Em 1963, foi convidado para fazer a programação da TV Globo, que estrearia dois anos depois. Alguns anos depois, Domingos Oliveira saiu da TV para dedicar-se somente ao cinema. Nessa época, dirigiu o filme Todas as Mulheres do Mundo (1967), que recebeu 12 prêmios no Festival de Brasília. Em seguida, dirigiu os filmes Edu, Coração de Ouro (1968), As Duas Faces da Moeda (1969), É Simonal (1970) e A Culpa (1971). Este último recebeu a Estatueta Dama del Paraguas por sua fotografia, no Festival de Barcelona, em 1972.
Outros créditos do diretor incluem Carreiras (2006), Todo Mundo Tem Problemas Sexuais (2008), além de diversas séries de TV e trabalhos no Teatro. Domingos Oliveira faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de março de 2019.