Jennifer Hudson e atriz e cantora estado-unidense, aclamada por vários por sua atuação e nomeada várias vezes em premiações, além de ser nomeada uma das 100 pessoas mais influentes pela Time em 2020.
Hudson começou a sua carreira ao participar da competição American Idol, ficando em sétima posição. Em 2006 fez seu primeiro papel importante em um longa, tendo o papel de Effie White na nova adaptação do musical Dreamgirls da Broadway em 2006. Por seu papel, a atriz ganhou um Oscar por Melhor Atriz Coadjuvante, além de ganhar um Grammy por Melhor Música em um Filme.
A ariz também participou de filmes como: Sex and The City (2008), A Vida Secreta das Abelhas (2008), O Efeito da Fúria (2009), Winnie Mandela (2010).
Após finalizar sua participação em American Idol, Hudson voltou para a gravadora que já havia assinado um contrato previamente. Seu primeiro single "Spotlight" ficou no topo das paradas, mais tarde lançou seu álbum de estreia chamado Jennifer Hudson.
Em 2009, sua mãe, seu irmão e seu sobrinho foram brutalmente assassinados por seu ex-cunhado, fazendo com que a atriz não aparecesse aos olhos do público por um tempo. Seu ex-cunhado foi sentenciado a três prisões perpétuas e mais 120 anos de cadeia. Após o incidente, Hudson criou a fundação Hudson-King Foundation for Families of Slain Victims, em honra de seus familiares e com o intuito de ajudar vítimas e familiares que perderam alguém importante por atos de violência.
Um tempo após se recuperar, a cantora fez sua primeira aparição ao cantar o hino nacional dos EUA no XLII Super Bowl. No mesmo ano, cantou "Will You Be There" no Michael Jackson Memorial Service.
Em 2011, lançou seu segundo álbum entitulado "I Remember Me". No ano seguinte interpretou uma freira no filme Os Três Patetas e em 2013 o filme O Destino de Mister and Pete, assim como o drama musical Black Nativity - Uma Jornada Inesquecível e o drama jutno com Amy Adams, A Última Canção.
Seu terceiro álbum é o JHUD, lançado em 2014.
Seu primeiro papel na Broadway foi com o revival do musical A Cor Púrpura, como Shug Avery, que lhe rendeu seu segundo Grammy. Ainda no contexto de musicais, Hudson também interpretou Motormouth Rabelle em Hairspray Live! da NBC.
No filme Sing! - Quem Canta Seus Males Espanta, dublou a versão jovem da personagem Nana Noodleman.
Em 2017, estrelou ao lado de Adam Sandler no filme Sandy Wexler, interpretando uma cantora chamada Courtney Clarke. No mesmo ano, integrou o grupo de jurados no The Voive UK, onde participou por outras temporadas. No ano seguinte, fez mais um musical, dessa vez o revival do hit da Broadway Cats, onde interpreta a gata Grizabella.
Em 2021 fez a biografia Respect, sobre a cantora Aretha Franklin e concorre a um Globo de Ouro por Mehor Canção Original.