Ivan Reitman, foi um produtor e diretor responsável por muitos dos longas-metragens de comédia mais bem-sucedidos e amados do cinema norte-americano, trabalhando com a elite de atores de Hollywood. Reitman produziu sucessos como Clube dos Cafajestes (1978), Beethoven: O Magnífico (1992) e Beethoven 2 (1993). Ivan nasceu na Tchecoslováquia e fugiu com sua família para o Canadá aos quatro anos de idade. Ele frequentou a Universidade McMaster do Canadá, onde produziu e dirigiu vários curtas para televisão. Começando a produzir para os palcos, em "Spellbound", ele evoluiu para o sucesso da Broadway "The Magic Show". Ivan continuou produzindo para o palco com o sucesso Off-Broadway "The National Lampoon Show", e retornou à Broadway para produzir e dirigir o musical "Merlin", ganhando uma indicação ao Tony por direção.
Ele adquiriu reconhecimento enquanto diretor e produtor de filmes com trabalhos como "Irmãos gêmeos" (1988), "Um tira no jardim de infância" (1990), e "Almôndegas" (1979), sendo todas obras de grande popularidade. Como ator, se consagrou na franquia "Os Caça-Fantasmas", que ganhou uma continuação direta em 1989, também dirigida por ele. Além de desenho animado, a história ainda ganhou uma nova versão em 2016 e uma nova série de filmes em 2021, dirigido pelo filho de Reitman, Jason Reitman. Seus créditos de direção incluem Recrutas da Pesada (1981), Presidente por um Dia (1993) e Júnior (1994), bem como o filme de animação/live action Space Jam: O Jogo do Século (1996), estrelado por Michael Jordan e os personagens Looney Tunes.
Em 1984, Reitman foi homenageado como Diretor do Ano pela National Association of Theatre Owners e no ano seguinte recebeu um Special Achievement Award no Canadian Genie Awards. Em 1979 e novamente em 1989, pelos filmes Clube dos Cafajestes (1978) e Irmãos Gêmeos (1988), Reitman foi homenageado com o People's Choice Award. Em novembro de 1994, Reitman se tornou o terceiro diretor homenageado pela revista Variety em uma edição especial do Billion Dollar Director. Ao longo da carreira, Ivan recebeu uma indicação ao Oscar como o produtor de "Amor sem escalas" (2009). Seu último trabalho como diretor foi em "A grande escolha" (2014).