John Cena é um ator e lutador norte-americano, mais conhecido pelo seu trabalho na WWE. Cena formou-se em fisiologia do exercício no ano de 1998, tendo posteriormente ingressado na carreira de fisiculturista e trabalhado como motorista de uma companhia de limusines para complemento de renda. Sua vida viria a mudar em 2000, quando começou a treinar para tornar-se um lutador de wrestling profissional, na Ultimate Pro Wrestling, localizada na Califórnia.
Na UPW, Cena conquistou o cinturão dos Pesos-Pesados, em abril de 2000, possuindo o mesmo por cerca de um mês. Seu desempenho chamou atenção da WWE, que ofereceu ao jovem um longo contrato. No ano seguinte, Cena foi colocado no território de desenvolvimento para aprimorar as suas habilidades, fazendo sua estreia televisa no dia 27 de junho de 2002. Durante 14 anos lutando ativamente, Cena quebrou recordes atrás de recordes, tornando-se um dos maiores nomes da história da companhia de wrestling.
Sua carreira como ator iniciou de forma tímida. Ainda na WWE, John Cena foi o protagonista de Busca Explosiva (2006) e 12 Rounds (2009). Ambos produzidos pela companhia de wrestling. Apenas em 2017 que isso mudaria. Decidido a se dedicar a atuação e seguir os mesmos passos de Dave Bautista e The Rock, seus amigos lutadores que tiveram sucesso em Hollywood, Cena anunciou que não lutaria mais de forma integral na empresa.
Após se afastar da WWE, seus principais papéis nos cinemas foram em: Touro Ferdinando (2017), Pai em Dose Dupla 2 (2017), Bumblebee (2018) e Dolittle (2020). Filmes conhecidos, contudo, sem muito apelo por parte dos fãs e da crítica especializada. Entretanto, em 2021, John Cena viria a se consolidar na carreira de ator com os blockbusters, Velozes & Furiosos 9 e O Esquadrão Suicida.