John Wayne, ou apenas Duke, foi um ator e cineasta americano que ficou conhecido por seus trabalhos na época de ouro de Hollywood, especialmente em filmes de guerra e faroeste. Sua carreira começa no cinema mudo da década de 1920, até a renascença hollywoodiana dos anos 1970, tendo participado de quase 180 produções ao longo de sua vida. Em 1999, o Instituto Americano de Cinema o nomeou como um dos grandes astros do cinema clássico.
O ator nasceu em Winterset mas cresceu no sul da Califórnia. Wayne começou a trabalhar para a Fox Film Corporation ainda jovem após perder uma bolsa de estudos de esporte quando sofreu um acidente de surf e se machucou. A princípio, John fez pequenas participações em alguns longas até conseguir seu primeiro protagonismo no faroeste The Big Trail, lançado em 1930.
Contudo, o épico foi um fracasso de bilheteria e o ator passou o restante da década atuando em filmes menores sem muito reconhecimento da mídia e público. A grande virada de sua carreira veio com No Tempo das Diligências, dirigido por John Ford e lançado em 1939.
Entre os seus principais trabalhos estão os filmes Rio Vermelho (1948), Rastros de Ódio (1956), O Homem Que Matou o Facínora (1962) e Bravura Indômita (1969), tendo com este último ganhado o Oscar de melhor ator.
Ele também é lembrado pelos filmes Depois do Vendaval (1952), Onde Começa o Inferno (1957) e O Mais Longo dos Dias (1962). Sua última participação significativa no cinema foi no filme O último pistoleiro (1976), e a última aparição em público aconteceu durante a premiação do Oscar em 1979. Dois meses depois, John Wayne faleceu de câncer no estômago.