Neusa Borges é uma cantora e atriz brasileira com mais de 60 anos de carreira. Ela é conhecida principalmente por seus papéis nas novelas "A Indomada" e "De Corpo e Alma".
Seu interesse pela profissão artística começou desde cedo. Ainda no jardim de infância, ela começou a participar de pequenas produções teatrais e musicais. Na década de 60, aos 20 anos, iniciou sua carreira artística como cantora ao trabalhar como crooner de orquestra em casas noturnas. Neusa teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com grandes maestros, como Clóvis Ely e Salgado Filho, conseguindo seu primeiro contrato com uma gravadora na mesma época.
Antes de estrear na Rede Globo, Neusa Borges realizou trabalhos na Record TV e na antiga TV Tupi, participando de programas de Silvio Santos e Chacrinha como jurada. Ela estreou sua primeira telenovela no ano de 1968 em uma participação em "Beto Rockfeller". Já em 1973, conseguiu um papel recorrente em "Venha Ver o Sol na Estrada" (1973).
Na Rede Globo, ela iniciou com grandes participações para sua carreira, como em "Escrava Isaura", "Dona Xepa", "Dancin' Days" e "A Indomada". A atriz esteve presente em muitas novelas de Glória Perez, como "Carmen", "De Corpo e Alma", "O Clone", "Caminho das Índias", "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes", "América" e "Salve Jorge".
Além da televisão, Neusa marcou o cinema nacional e internacional, assim como os palcos de teatro com seus personagens. Produções cinematográficas como "A Deusa Negra" (1978), "O Rei da Noite" (1975) de Hector Babenco, "Sábado Alucinante" (1979) de Cláudio Cunha e "Polaroides Urbanas" (2008) de Miguel Falabella. No teatro, ela participou dos musicais "A Capital Federal" (1972) de Artur Azevedo, "Deus lhe Pague" (1976) de Joracy Camargo, com adaptação de Millôr Fernandes e direção de Bibi Ferreira, e "A Ópera do Malandro" (1978) de Chico Buarque.
No ano de 2023, Neusa integra o elenco do filme biográfico "Mussum, O Filmis", o qual lhe rendeu o maior prêmio do cinema brasileiro, o Kikito de Ouro, como Melhor Atriz Coadjuvante.