Channing Tatum estreou nas telonas em 2005, quando interpretou um jovem jogador de basquete em Coach Carter - Treino para a Vida. Esta foi a segunda participação do jovem como ator, uma vez que no ano anterior havia atuado em um episódio da série CSI: Miami. Nos anos seguintes, Tatum teve pequenas participações em filmes badalados. Fez uma ponta não-creditada em Guerra dos Mundos, contracenou com Anne Hathaway em Garotas Sem Rumo e com Robert Downey Jr. em Santos e Demônios.
Em 2006, teve um dos principais anos de sua trajetória, participando da comédia Ela é o Cara e de Ela Dança, Eu Danço, filme em que conheceu sua atual esposa, Jenna Dewan. A saga dançante ganhou três continuações, mas o ator só voltou a participar de Ela Dança, Eu Danço 2. Em seguida, foi chamado por Michael Mann para uma pequena participação em Inimigos Públicos e assumiu o papel de protagonista em G.I. Joe - A Origem de Cobra.
Em Querido John, mostrou para o mundo que tinha talento para o romance, voltando ao gênero mais tarde com Para Sempre. Após um 2011, com muitos filmes médios (O Dilema, Anti-Heróis, A Águia da Legião Perdida e A Toda Prova), teve um 2012 digno de um astro, protagonizando, além de Para Sempre, as comédias Anjos da Lei e Magic Mike, que é inspirada em sua história. Antes de ganhar o mundo do cinema, Tatum trabalhou como stripper em Los Angeles. Ele atuou ainda em G.I. Joe - Retaliação, mas o longa acabou adiado para 2013.