Charlize Theron é uma atriz e produtora sul-africana conhecida por seus papéis nos filmes Mad Max: Estrada da Fúria, Prometheus e Hancock. Filha de construtores civis, ela cresceu na cidade de Benoni, próximo a Johannesburgo. Na infância e adolescência, Theron sofreu com abusos físicos e psicológicos do pai contra ela e a mãe. Em 1991, seu pai ameaçou as duas com uma arma, mas foi morto com um tiro pela mãe em autodefesa.
Mesmo depois dos traumas, Charlize continuou os estudos e ingressou na Escola de Artes de Johannesburgo. Ela iniciou a carreira como Modelo aos 16 anos depois de ganhar um concurso e, logo, se mudou para Milão com a mãe onde ficou por um ano. Depois ela decidiu morar nos Estados Unidos e tentar ingressar na carreira de atriz.
Seu primeiro papel no cinema foi no filme Colheita Maldita 3: Colheita Urbana em 1995. Como teve uma participação muito curta, não foi creditada no filme. Seu primeiro trabalho de destaque aconteceu dois anos depois no filme Advogado do Diabo onde atuou ao lado de Keanu Reeves e Al Pacino.
Em 1999, ela protagonizou o drama de época Regras da Vida com Michael Caine e Tobey Maguire. O filme foi um enorme sucesso de público e crítica, recebendo sete indicações ao Oscar e levando a estatueta de Melhor Ator para Michael Caine e Melhor Roteiro Adaptado para John Irving. Ela seguiu fazendo filmes de sucesso com outras estrelas de Hollywood como Jogo Duro, com Ben Aflleck, e Homens de Honra, com Robert De Niro.
Mas sua ascensão veio oficialmente com o filme Monster: Desejo Assassino da diretora Patty Jenkins (Mulher Maravilha). Charlize conquistou aclamação universal pelo seu papel como a serial killer Aileen Wuornos e recebeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Dois anos depois, ela conquistou sua segunda indicação ao Oscar com o drama Terra Fria onde atuou com Frances McDormand.
Em 2008, ela participou da sátira de super-héroi Hancock com Will Smith e Jason Bateman. Embora o filme tenha recebido críticas majoritariamente negativas, as atuações de Smith e Theron foram elogiadas. Além disso, o filme foi um enorme sucesso comercial, conqusitando mais de 600 milhões de dólares na bilheteria.
Em 2011, Charlize protagonizou o filme Jovens Adultos do mesmo diretor e roteirista de Juno. Pela sua atuação, ela conquistou uma indicação ao Globo de Ouro. No ano seguinte, ela entrou para o elenco coadjuvante de dois sucessos de bilheteria: Branca de Neve e o Caçador e Prometheus. Embora as críticas dos dois filmes tenham sido medianas, Theron foi elogiado pelo seu trabalho.
Em 2015, ela interpretou a Imperator Furiosa no épico de ação Mad Max: Estrada da Fúria de George Miller. Embora a produção seja protagonizada por Tom Hardy como Max,Theron acabou roubando a cena e Furiosa se tornou favorita entre o fãs da franquia.
Recentemente, Charlize participou do elenco do drama O Escândalo com Nicole Kidman e Margot Robbie. Pelo trabalho no filme, ela conquistou a terceira indicação ao Oscar interpretando a jornalista Megyn Kelly.