Colin Firth é ator e produtor britânico, mais conhecido por papéis em Mamma Mia!, A Escada, Kingsman e muitas outras produções de sucesso.
Atuando desde pequeno, Firth apareceu pela primeira vez nas telas em Memórias em um Espião (1985), mas até lá o ator em ascensão havia estreado no teatro, em 1984. Foi então com a série Lost Empires que o ator foi posteriormente escalado para viver Fitzwilliam Darcy na minissérie de Orgulho e Preconceito, baseado no romance homônimo de Jane Austen.
A romancista Helen Fielding admite ter sido inspirada por Colin Firth para criar o Darcy em seu Diário de Bridget Jones. Não à toa, então, o ator encarna esse personagem na tela grande em 2001 na adaptação do best-seller, bem como em sua sequência, Bridget Jones: No Limite da Razão (2004). Nesse meio tempo, ele se reuniu com Rupert Everett na frente da câmera de Oliver Parker para Armadilhas do Coração (2002), emprestou seus traços ao pintor holandês Johannes Wermer em Moça do Brinco de Pérola (2003), onde modela o jovem Scarlett Johansson.
Depois de ser dirigido por Atom Egoyan em seu thriller sulfuroso Verdade Nua, Colin Firth mais uma vez se destacou em vários filmes de fantasia, como Nanny McPhee ou A Última Legião. Ele então encontra um de seus gêneros favoritos, a comédia romântica Marido Por Acaso, antes de dar contracenar com Meryl Streep e Pierce Brosnan na adaptação do famoso musical Mamma Mia!.
Em 2011, Colin Firth recebeu o Oscar de Melhor Ator por sua majestosa atuação em O Discurso do Rei, de Tom Hooper, no qual interpretou o rei George VI da Inglaterra, sofrendo de gagueira aguda.
O ator voltou às telas no início de 2012 interpretando espiões ao lado de Gary Oldman e Tom Hardy em O Espião que Sabia Demais, dirigido pelo promissor Tomas Alfredson (Morse). No ano seguinte, ele atuou ao lado de Cameron Diaz interpretando Harry Deane na comédia Um Golpe Perfeito. Muito ativo, começou 2015 com o explosivo filme de espionagem e ação de Matthew Vaughn, Kingsman: Serviço Secreto. O filme foi um sucesso.
Em 2018, ele canta novamente os sucessos do ABBA para Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo antes do Retorno de Mary Poppins ao lado de Emily Blunt. No mesmo ano, ele traça em Kursk - A Última Missão a trágica jornada de Donald Crowhurst, um empresário e navegador que desapareceu durante uma corrida solo.
Em 2020, o ator faz outras produções como O Jardim Secreto, Memórias de um Amor, Mothering Sunday, O Soldado que Não Existiu, Império e Kingsman 3. 2022 marcou o ano em que o ator voltou a atuar em séries, represetando o escritor de livros Michael Peterson, acusado de matar sua esposa derrubando-a de uma escadaria em A Escada, pelo qual foi indicado ao Emmy de Melhor Ator em Minissérie de 2022.