Filho de uma professora e de um assistente social, Casey Affleck sempre teve a veia artística pulsante. Seu pai tinha sido ator na Companhia de Teatro de Boston anos antes e seu irmão, Ben Affleck, atuava na TV desde os 8 anos de idade. Fluente em espanhol, o rapaz estudou Física, Astronomia e Filosofia Ocidental na Universidade de Columbia, mas nunca chegou a se formar.
Em 1995, Casey fez sua primeira aparição no cinema com o filme “Um Sonho Sem Limites” (1995), o lado de Nicole Kidman e do amigo Joaquin Phoenix. Dois anos depois, o ator estrelou “Race the Sun” (1997), co-estrelado por Halle Berry, e apareceu em “Procura-se Amy” (1997) e “Gênio Indomável” (1997) junto com o irmão mais velho.
Nos anos seguintes, Affleck participou de filmes que fracassaram na bilheteria. Porém, em 2001, Affleck, tornou-se parte do elenco na refilmagem do filme “Onze Homens e um Segredo” (2001). Interpretando Virgil Malloy ao lado de George Clooney e Brad Pitt, Affleck também atuou nos os outros dois filmes da franquia, “Doze Homens e Outro Segredo” (2004) e “Treze Homens e um Novo Segredo” (2007).
Em 2002, Casey trabalhou como co-roteirista, escrevendo o filme “Gerry” (2002) com Gus Van Sant e Matt Damon. Quatro anos depois, o ator se destacou nos longas “O Solitário Jim” (2006) e “Um Beijo a Mais” (2006), mas foi em 2007, que foi aclamado pela crítica.
Estrelando o filme “O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford” (2007) como Robert Ford ao lado de Brad Pitt, ele recebeu indicações ao Oscar de melhor ator coadjuvante, Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e Screen Actors Guild para melhor ator coadjuvante.
Três anos mais tarde, Affleck fez sua estreia como diretor com o longa “Eu Ainda Estou Aqui” (2010). Além de dirigir, Casey escreveu, produziu e atuou no filme ao lado do, agora cunhado, Joaquin Phoenix, que estrela o falso documentário sobre sua vida.
Finalmente, em 2016, Casey Affleck estrelou o filme “Manchester À Beira-Mar” (2016) ao lado de Michelle Williams. O papel de Lee Chandler rendeu ao ator uma indicação ao Oscar de Melhor Ator e o prêmio de Melhor Ator de Drama no Globo de Ouro.