Filho de um assistente social e mãe professora, Ben Affleck fez sua estreia como ator ainda jovem, filmando um comercial para o Burger King e estrelando The Dark End of the Street (1981), um drama de Jan Egleson. O ator então vai para séries de televisão e telefilmes como The Voyage of the Mimi (1984), ou The Second Voyage of the Mimi (1988). Durante sua escola em Harvard, ele conhece Matt Damon, que se torna seu amigo. Ben Affleck logo abandonou os estudos para se dedicar à sua paixão: o cinema.
Em 1992, o ator apareceu em The Difference, de Robert Mandel, e no mesmo ano conseguiu o papel de um jogador de basquete em Buffy, a caçadora de vampiros, de Fran Rubel Kuzui. Em 1993, ele conheceu Kevin Smith. Seis comédias burlescas nasceram de sua colaboração: Les Glandeurs (1995), Multiple Méprise (1997), Dogma (2000), Jay & Bob Counterattack (2002), Clerks II (2006) e Jay e Silent Bob Reboot (2019).
Em 1997, Ben Affleck co-escreveu com Matt Damon o roteiro de Gênio Indomável, no qual os dois amigos co-estrelaram. Premiado no Oscar (melhor ator para Robin Williams e melhor roteiro), esse drama trouxe-lhe certa notoriedade, o que não o impediu de figurar no elenco de filmes ditos "menores" como Indo Até o Fim (1997), de Mark Pellington, e Fantasmas (1998) por Joe Chappelle.
Ben Affleck reforça seu status de estrela ao aparecer como atração principal em dois filmes totalmente diferentes: a comédia romântica de John Madden, Shakespeare Apaixonado, estrelada por Gwyneth Paltrow, e o blockbuster de Michael Bay , Armageddon, no qual ele tenta evitar ao lado de Bruce Willis a colisão de um asteróide com a Terra. Seu físico de jovem audacioso lhe permite alternar entre romances (Forças do Destino (1999) de Bronwen Hughes com Sandra Bullock) e thrillers de ação (Jogo Duro (2000) de John Frankenheimer).
Em 2001, Ben Affleck desempenhou um papel principal no blockbuster de Michael Bay, Pearl Harbor. Tendo se tornado uma presença constante em Hollywood, ele substituiu Harrison Ford para o papel do agente Jack Ryan (A Soma de Todos os Medos, 2002) e, no ano seguinte, tornou-se super-heróis interpretando o vigilante cego Demolidor.
Sua carreira então desacelerou drasticamente com os fracassos comerciais de Trouble, Family for Rent e Paycheck, a adaptação do romance de Philip K. Dick de John Woo. Sua vida sentimental é, no entanto, marcada por seu casamento com a atriz Jennifer Garner. Ausente das telas até 2006, ele encontra um contra-emprego perfeito com o papel do falecido ator George Reeves no drama Hollywoodland.
Em 2009, Ben Affleck voltou às câmeras, para dois filmes bem distintos: a comédia romântica Ele Não Está Tão A Fim de Você, em seguida, o thriller Intrigas de Estado, onde interpreta um político colocado no centro de uma investigação liderada pelo jornalista interpretado por Russell Crowe.
Apaixonado por história, principalmente do Oriente Médio, Ben Affleck dirigiu Argo em 2012. O filme, inspirado em uma história verídica, foi um grande sucesso de crítica e público (três Oscars: melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor montagem).
Enquanto isso, em 22 de agosto de 2013, ele foi escalado como o novo Batman na sequência do Homem de Aço, Batman v Superman: Dawn of Justice, que foi lançado em 2016 (um papel que ele reprisou na Liga da Justiça em 2017 e no Flash em 2022). No mesmo ano, voltou às câmeras para o filme de gângster A Lei da Noite, também adaptado de um romance de Dennis Lehane.
Em 2021, Ben Affleck desliza para a pele do ignóbil Conde Pierre d'Alençon em O Último Duelo, que ele escreve com Matt Damon, e ataca 2022 com o drama de George Clooney ,The Tender Bar da Amazon Prime, e o thriller erótico de Adrian Lyne, Deep Waters (adaptado de um romance de Patricia Highsmith).
Paralelamente às suas atividades cinematográficas, Ben Affleck também está muito envolvido em organizações de caridade, especialmente em problemas na África.