Jennifer Jason Leigh, nome artístico de Jennifer Lee Morrow, nasceu em Hollywood, Los Angeles. É uma atriz, escritora, produtora e diretora americana. Filha da escritora Barbara Turner e do ator Vic Morrow e irmã de Carrie Ann Morrow e meia-irmã da atriz Mina Badie.
Sua primeira pequena aparição no cinema foi, quando tinha 9 anos, no filme "Death Of A Stranger", em 1973. Aos 14 anos, Leigh participou de oficinas de teatro, ministradas por Lee Strasberg, no Stagedoor Manor Performing Arts Center em Loch Sheldrake, Nova York. Mas, a sua estréia, de fato, nas telonas foi interpretando uma vítima de estupro cega, surda e muda no filme de 1981, "Olhos Assassinos".
Em 1993 participou do filme "Short Cuts - Cenas Da Vida", que ganhou o Globo de Ouro especial de Melhor Elenco. Ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Montreal, por "Georgia", em 1995. E, nos anos 2000, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Tóquio, pelo filme "O Rei Está Vivo". Já em 2015 recebeu indicação de Melhor Atriz Coadjuvante pelo Globo De Ouro e Oscar no filme de Quentin Tarantino, "Os Oito Odiados".