Nascido na cidade de San Luis Obispo, na Califórnia, Zac Efron começou sua trajetória como ator aos 11 anos, quando seus pais notaram um talento como cantor. Após participar de algumas peças infantis, conseguiu espaço em pequenas participações em seriados de sucesso, como "Firefly", "Plantão Médico", "The Guardian" e "CSI: Miami".
Efron despontou para o estrelato em 2006, quando protagonizou o primeiro "High School Musical". O filme foi um fenômeno entre crianças e adolescentes, rendendo ainda duas continuações: "High School Musical 2" e "High School Musical 3: Ano da Formatura". Além do sucesso e do dinheiro, a franquia rendeu para o ator um relacionamento de cinco anos com a colega de elenco Vanessa Hudgens. Os dois terminaram o namoro em 2010.
Da turma de HSM, Zac Efron foi um dos que melhor se saiu na carreira após o término do seriado. Realizou ainda "Hairspray - Em Busca da Fama", "Eu e Orson Welles", "17 Outra Vez", "A Morte e a Vida de Charlie" e "Um Homem de Sorte".
Ele então se destacou em comédias, como Vizinhos (2014) e sua sequência, onde interpretou um estudante festeiro que leva a vida dura em Seth Rogen e Rose Byrne. Em 2017, ele exibiu seu corpo atlético novamente em Baywatch, uma adaptação cinematográfica da série cult usada por David Hasselhoff. Voltou aos musicais no mesmo ano graças a O Rei do Show, que refaz a jornada do empresário e rei do entretenimento P.T. Barnum.
Em 2019 com o filme da Netflix Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal, mostra o seu lado dramático interpretando o serial killer Ted Bundy. Participa de documentários e empresta sua voz para Freddy, personagem de Scooby-Doo em SCOOBY! O Filme, assim como integra o elenco de Deserto de Ouro.
Em 2022, o ator interpreta o pai de uma menina com poderes piromaníacos em Chamas da Vingança e se prepara para lançar o longa da Apple Tv+ Operação Cerveja.