Chris Pine nasceu em Los Angeles, Califórnia. O ator é filho do casal de atores Robert Pine e Gwynne Gilford. Seus principais papeis na carreira foram em Mulher-Maravilha (2017), interpretando o agente Steve Trevor, e Star Trek (2009), onde estrelou o capitão James Kirk.
O ator estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley, onde completou o curso de Inglês, em 2002. Mais tarde, fez um intercâmbio de um ano na Universidade de Leeds, na Inglaterra. Chris também frequentou o Williamstown Theatre Festival, um curso rápido de teatro da Williams College.
Pine iniciou sua carreira profissional com um papel na série ER, em 2003, aparecendo, também, em episódios de The Guardian e CSI: Miami. No ano seguinte, Chris foi o par romântico de Anne Hathaway em O Diário da Princesa 2, no primeiro grande papel de sua carreira.
Em 2005, o ator atuou em um episódio da série Six Feet Under, na comédia romântica Encontro às Escuras e em A Última Cartada. No ano de 2006, foi a vez de atuar junto da atriz Lindsay Lohan em Sorte no Amor.
Chris protagonizou um de seus maiores papeis na carreira em 2009, onde encarnou o capitão James Kirk, em Star Trek, do diretor J.J. Abrams. O ator continuou a atuar na franquia, marcando presença, também, em Além da Escuridão - Star Trek e Star Trek: Sem Fronteiras.
No ano seguinte, Pine atuou no longa de ação Incontrolável (2010) ao lado de Denzel Washington. O filme foi sucesso de bilheteria e indicado ao Teen Choice Awards 2011. Ainda nesse ano, Chris participou do documentário The Captains, onde foi entrevistado por William Shatner, o capitão James T. Kirk original. Na entrevista, uma queda de braço entre os dois atores acabou viralizando.
Em 2012, contracenou ao lado de Reese Witherspoon e Tom Hardy no longa Guerra é Guerra!. Ainda esse ano, atuou junto de Elizabeth Banks e Michelle Pfeiffer no drama Bem-vindo à Vida e dublou o personagem Jack Frost na animação A Origem dos Guardiões, da Dreamworks.
O ator participou da adaptação da obra de Tom Clancy, Operação Sombra - Jack Ryan (2014), protagonizando o personagem Jack Ryan, junto de Kevin Costner e Keira Knightley. No ano seguinte, foi a vez de dividir as telas com Margot Robbie e Chiwetel Ejiofor, no drama pós-apocalíptico Os Últimos da Terra. O filme foi um dos maiores desastres de bilheteria da carreira do ator, com uma receita mundial de apenas U$ 121 mil, apesar de ter recebido críticas positivas. Ainda em 2015, emprestou sua voz ao Robo-Dino na série de animação SuperMansion. Esse trabalho lhe rendeu uma indicação ao Emmy de 2016.
Em 2016, estreou no Festival de Cinema de Cannes o longa A Qualquer Custo, atuando junto de Ben Foster e Jeff Bridges. O filme recebeu diversas críticas positivas, sendo indicado a quatro categorias do Oscar.
Em 2017, no maior papel de sua carreira, Chris interpretou o agente Steve Trevor, em Mulher-Maravilha, junto de Gal Gadot e dirigido por Patty Jenkins. Sucesso de crítica e bilheteria, o longa fez Pine se consolidar como o personagem no Universo Cinematográfico da DC Comics, carimbando sua presença no próximo filme da franquia, Mulher-Maravilha 1984 (2020).