Ray Liotta foi um ator e produtor americano, mais conhecido por sua participação nos filmes Campo dos Sonhos (1989), Os Bons Companheiros (1990) e no jogo Grand Theft Auto: Vice City (2002). Liotta nasceu em Newark na Nova Jersey e foi abandonado em um orfanato, sendo adotado aos seis meses de idade por Mary e Alfred Liotta. Ele estudou atuação na Universidade de Miami e se formou em 1978.
Depois de formado, Ray se mudou para Nova York, onde trabalhou como barman até conseguir contato com um agente. Um de seus primeiros trabalhos foi na novela Another World, onde apareceu entre 1978 e 1981. Pouco depois, ele decidiu deixar a produção e mudou-se para Los Angeles para tentar carreira na indústria do cinema.
Sua estreia no cinema foi em The Lonely Lady (1983), mas seu primeiro destaque viria anos depois em Totalmente Selvagem (1986). O filme foi dirigido por Jonathan Demme e Ray Liotta conseguiu sua primeira indicação ao Globo de Ouro pelo papel na categoria de melhor ator coadjuvante.
Em 1990, o ator interpretou um mafioso da vida real em Os Bons Companheiros, filme dirigido por Martin Scorsese e aclamado pela crítica especializada. Ao longo da década, sua carreira foi marcada por grandes produções, como o suspense Obsessão Fatal (1992), os filmes de ficção científica Fuga de Absolom (1994) e Unforgettable (1996), e Cop Land (1997), longa estrelado por Sylvester Stallone e Robert De Niro.
Já em 2001, o ator contracenou com Anthony Hopkins e Julianne Moore no filme Hannibal, em que Liotta interpreta um oficial de justiça. Em 2004, sua participação na série ER lhe rendeu uma indicação ao Emmy como melhor ator convidado em um drama. Em 2011, atuou com Channing Tatum e Al Pacino no filme Anti-Heróis.
Nos últimos anos, o ator participou de várias séries, entre as quais se destacam o faroeste Texas Rising (History, 2015), pelo qual concorreu a um prêmio SAG, e a série Shades of Blue: Segredos Policiais (NBC, 2016-2018), onde foi co-protagonista ao lado de Jennifer Lopez.