Roberto Farias foi um diretor, produtor e distribuidor brasileiro. Nascido em Nova Friburgo, ele veio ao Rio de Janeiro para estudar na Faculdade de Belas Artes, quando, em 1951, começou a trabalhar como assistente de direção na produtora Atlântida Cinematográfica, empresa responsável por produzir mais de 60 chanchadas, principal gênero do cinema popular da época.
Em 1957 dirigiu seu primeiro filme, a chanchada Rico Ri à Toa, seguida de No Mundo da Lua (1958), Cidade Ameaçada (1959) e Um Candango na Belacap (1960). Na década de 60, Farias começou a trabalhar com o gênero policial e, a partir daí, passou a ser reconhecido como um dos mais importantes cineastas do Brasil. Em 1962 lançou sua obra mais famosa, Assalto ao Trem Pagador, que competiu pelo Leão de Ouro em Veneza no mesmo ano.
Durante os anos de 1968 e 1971, produziu e dirigiu uma trilogia de filmes protagonizada pelo cantor e compositor Roberto Carlos, de quem era amigo íntimo (Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa e Roberto a 300 Quilômetros Por Hora). Foi o primeiro cineasta a ocupar o cargo de diretor geral da Embrafilme, entre 1974 a 1979. Ao longo do período de “abertura” da Ditadura Militar, lançou o polêmico documentário Pra Frente Brasil (1982), exibido no 33º Festival de Berlim (1983).
A minissérie Memorial de Maria Moura, dirigida por ele ao lado de Denise Saraceni e Mauro Mendonça Filho, foi premiada internacionalmente. Contos de Verão e Decadência são outras obras assinadas pelo diretor que foram ao ar na Tv Globo na década de 90. Durante a carreira, trabalhou ao lado de profissionais como José Carlos Burle, Watson Macedo, Carlos Hugo Christensen, e seu irmão, o ator, produtor e diretor Reginaldo Faria.
No dia 14 de maio de 2018, Roberto Farias faleceu no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer. Em seu legado como produtor, ele deixa diversas obras, entre filmes e miniséries (A Lira do Delírio, O Casamento, Os Paqueras, Toda Nudez Será Castigada, Aventuras com Tio Maneco, Maneco, O Super-tio, Não Quero Falar Sobre Isso Agora e As Noivas de Copacabana).