Desde pequeno, Jeff Bridges esteve cercado por uma família de artistas. Filho do casal de atores Dorothy e Lloyd Bridges, é irmão mais novo de Beau Bridges que também trabalha como ator.
Com dois anos de idade, Jeff fez uma participação no filme “A Carne e a Alma” (1951). A partir de 1953, o jovem fez várias aparições em séries e filmes. Porém, seu primeiro papel de destaque foi em 1969, como o jovem policial John, em “Silent Night, Lonely Night” (1969). Em seguida, o ator, já com 20 anos de idade, deu vida ao personagem Duane em “A Última Sessão de Cinema” (1971), do diretor Peter Bogdanovich. O papel rendeu à Bridges sua primeira nomeação ao Oscar como “Melhor Ator Coadjuvante”.
Nos anos seguintes, Jeff Bridges atuou em aventuras como “King Kong” (1976) e “Tron - Uma Odisséia Eletrônica” (1982), até que em 1984, foi indicado novamente ao Oscar. A indicação, dessa vez na categoria de Melhor Ator, se deu pelo papel principal em “Starman - O Homem das Estrelas” (1984).
Depois disso, Jeff passou a participar de filmes mais ambiciosos como “O Fio da Suspeita” (1985), com Glenn Close, “A Manhã Seguinte” (1986), com Jane Fonda, e “Tucker, Um Homem e seu Sonho” (1988), de Francis Ford Coppola. Mais tarde, o ator trabalhou ao lado de seu irmão, Beau Bridges, na comédia musical “Susie e os Baker Boys”, estrelada por Michelle Pfeiffer (1989).
Em 1998, Bridges protagonizou o longa “O Grande Lebowski” e sua personificação de Jeffrey Lebowski no filme, foi aclamada pela crítica. Em seguida, o ator interpretou o Presidente Jackson Evans em “A Conspiração” (2000), que gerou mais uma indicação da Academia.
No entanto, só em 2010 o ator levou o prêmio para casa. Depois de atuar em “Coração Louco” (2009) como um cantor com problemas alcoólicos, Jeff recebeu foi agraciado com o Oscar de Melhor Ator e ganhou outras premiações como o Globo de Ouro e o SAG Awards.
Ainda em 2010, Bridges participou do filme “Tron - O Legado” (2010), uma aventura futurística em que seu personagem se vê preso numa armadilha tecnológica que ele mesmo criou. No ano seguinte, o ator foi indicado pela terceira vez pela Academia pelo trabalho que fez em “Bravura Indômita” (2010).
Jeff Bridges foi nomeado em 2017 como um dos concorrente ao Oscar pela sétima vez. Dessa vez como Melhor Ator Coadjuvante, por sua performance no longa “A Qualquer Custo” (2016).