Amy Poehler é uma atriz, comediante, escritora, produtora e diretora americana, mais conhecida por ter interpretado a personagem Leslie Knope na comédia Parks and Recreation (NBC, 2009-2015). Depois de ter estudado improvisação nos anos 1990, Poehler é co-fundadora do grupo de comédia Upright Citizens Brigade, que posteriormente ganhou uma série no Comedy Central e um teatro próprio.
Nascida e criada no estado de Massachusetts, Poehler desenvolveu o interesse pela atuação ainda nos anos de escola. Ela estudou na faculdade de Boston e se formou em comunicação e mídia no ano de 1993. Foi nessa época que a atriz se envolveu com improviso e, por meio do colega de grupo Del Close, conheceu a amiga e colega de trabalho Tina Fey.
Em 2001, ela se tornou parte do elenco regular do Saturday Night Live, popular programa americano de sketches, e só iria deixá-lo em 2008, quando Parks and Recreation estava em produção. No cinema, Poehler participa do filme Meninas Malvadas (2004), escrito por Tina Fey.
Por conta dos anos de improvisação e Saturday Night Live, Amy Poehler trabalhou com outros grandes artistas americanos, como Ian Roberts, Matt Walsh, Adam McKay, Rick Roman, Horatio Sanz e Matt Besser.
Poehler também é conhecida por dublar diversas animações, entre elas Shrek Terceiro (2007), Horton e o Mundo dos Quem (2008) e Divertida Mente (2015). Por sua afinidade com o mundo da comédia, ela é produtora executiva de séries de sucesso como Welcome to Sweden, Broad City, Difficult People, Duncanville, Three Busy Debras e Russian Doll.