Leonardo Martinelli é um roteirista, produtor e diretor de cinema brasileiro, nascido na cidade do Rio de Janeiro, conhecido principalmente por seu filme "Fantasma Neon". Iniciou sua carreira em trabalhos com curtas-metragens, seguindo para produções de longas-metragens.
Sua formação inclui mestrado em Comunicação Social pela PUC-Rio, bacharelado em Cinema e Audiovisual pela UNESA e é técnico em Roteiro para Mídias Digitais pela instituição NAVE Rio. É conhecido principalmente por trabalhar com temas que abordam a cidade do Rio de Janeiro, estruturas pós-coloniais com elementos de ficção, documentário e experimental.
Martinelli iniciou sua carreira no ano de 2017 com a produção do curta-metragem "Vidas Cinzas", recebendo notoriedade internacionalmente ao conquistar o prêmio de Melhor Curta-Metragem Internacional no Festival Caminhos do Cinema Português. Em 2018, realizou o curta-metragem "Lembra", premiado no Festival do Rio e no Cine PE. Em 2019, escreveu e dirigiu o curta-metragem "Copacabana Madureira", que foi exibido em importantes festivais ao redor do mundo.
Entre os anos de 2020 e 2023, realizou mais três produções, assinando a direção e o roteiro, incluindo as obras "O Prazer de Matar Insetos", "Fantasma Neon" e "Pássaro Memória". Sua produção de 2021, "Pássaro Neon", recebeu notoriedade por ganhar a maioria das categorias em que foi indicado, além de participar de importantes festivais internacionais, como Palm Springs ShorFest, Festival Biarritz Amérique Latine e Festival de Gramado.
No ano de 2023, Martinelli desenvolve seu primeiro longa-metragem com apoio de Locarno Residency.