Com continuação já garantida pela HBO, House of the Dragon se aproxima dos momentos finais da primeira temporada e a grande guerra entre os membros da família Targaryen está cada vez mais próxima. Para os mais curiosos, a notícia é boa: ao contrário de Game of Thrones, o final da obra literária original que deu origem à série já está publicado. Portanto, o livro Fogo & Sangue, publicado por George R.R. Martin em 2018, responde o mistério: qual é o final de Rhaenyra?
Interpretada por Emma D’Arcy na série, Rhaenyra é uma das principais peças na chamada Dança dos Dragões, evento no universo de George R.R. Martin que acompanha a guerra pela sucessão ao trono de Viserys I, pai dela. O penúltimo episódio da primeira temporada de House of the Dragon nos mostrou que, após a morte do rei, Alicent (Olivia Cooke) conseguiu articular para que seu filho, Aegon assumisse o poder. A jogada deu certo, mas, claro, Rhaenyra não vai aceitar a decisão.
ATENÇÃO: A partir daqui, você vai encontrar spoilers do livro Fogo & Sangue, que deu origem à série
O que acontece com Rhaenyra no final?
No livro Fogo & Sangue, Rhaenyra e Daemon estão em Pedra do Dragão quando Aegon é nomeado rei. A notícia da coroação e da morte de Viserys fazem com que a princesa entre em trabalho de parto e sua filha morre no nascimento, o que a deixa ainda mais furiosa. Ela se auto proclama rainha por lá mesmo, mas, claro, nem todos reconhecem sua legitimidade. A partir daí, os dois meio-irmãos partem em busca de aliados e o confronto entre eles dá início a um período devastador para o povo, que vive em meio à violência.
Aegon acaba sendo gravemente ferido durante a guerra e passa muito tempo fora do combate, o que acaba tornando Rhaenyra vencedora da guerra, ainda que por um período não muito longo. A filha de Viserys finalmente consegue chegar ao trono de ferro, mas seu reinado - que durou apenas alguns meses - não foi visto com bons olhos pelos cidadãos.
Ela acaba precisando ir embora de Porto Real e ao voltar para Pedra do Dragão a tragédia acontece: ela perde boa parte de seus apoiadores e Aegon manda seu dragão, Sunfyre, devorar Rhaenyra, que morre na frente de seu filho, que também se chama Aegon e se torna rei após o assassinato do tio, que morre envenenado.
Vale lembrar, claro, que não sabemos se a série da HBO irá alterar os rumos ou detalhes da história e nem em que ponto da trama a primeira temporada será encerrada. Por enquanto, algumas pequenas mudanças foram feitas na história, mas é provável que o capítulo final, que vai ao ar no próximo domingo (23), dê os primeiros vislumbres da Dança dos Dragões.
O AdoroCinema está concorrendo mais uma vez ao Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet, na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaria de contar com o seu voto. Então, clique aqui para votar na gente e nos seus favoritos em diversas categorias!