House of the Dragon (A Casa do Dragão) está sendo exibida semanalmente na HBO e HBO Max e já foi renovada para uma segunda temporada por causa de seu sucesso em audiência. Os números do spin-off são tão impressionantes que a série original, Game of Thrones, levou sete temporadas para alcançar os feitos que House of the Dragon conseguiu com apenas cinco episódios em sua primeira temporada.
Sucesso de House of the Dragon em comparação com Game of Thrones
House of the Dragon teve a maior estreia da história de uma série da HBO, o que impressionou logo de cara. Mas, além disso, a Variety revelou a audiência média de cada episódio da produção nos Estados Unidos, levando em consideração as visualizações em todas as plataformas, e o número revelado é o de 29 milhões de espectadores por episódio em seus primeiros cinco episódios lançados.
Em termos de comparação, Game of Thrones só superou essa média de audiência vista em House of the Dragon durante suas duas últimas temporadas, sétima e oitava, alcançando mais de 44 milhões de espectadores em média por episódio na sua oitava e última temporada lançada em 2019. Obviamente, House of the Dragon tem a seu favor o interesse do público remanescente de Game of Thrones no universo criado por George R.R. Martin, além das plataformas de streaming (no caso específico, a HBO Max) terem ganhado muito mais relevância nos últimos anos. Mas, ainda assim, é um resultado impressionante.
Confira as médias de audiência de Game of Thrones:
- 1ª temporada - 9,3 milhões de espectadores (em média)
- 2ª temporada - 11,6 milhões
- 3ª temporada - 14,4 milhões
- 4ª temporada - 19,1 milhões
- 5ª temporada - 20,2 milhões
- 6ª temporada - 25,7 milhões
- 7ª temporada - 32,8 milhões
- 8ª temporada - 46 milhões
Por sinal, House of the Dragon tem tendência ao crescimento, levando em conta que o quinto episódio cresceu 3% em relação ao quarto, enquanto esse melhorou em 5% os números do terceiro. Game of Thrones foi exibida entre 2011 e 2019, com oito temporadas, e se tornou um fênomeno da cultura popular.
No sexto episódio, House of the Dragon sofreu uma mudança importante em seu elenco principal, com a saída de Milly Alcock e Emily Carey e entrada de Emma D'Arcy e Olivia Cooke na passagem de tempo, que assumem as versões adultas das personagens Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower. Vale lembrar que a produção se passa mais de 200 anos antes dos eventos de Game of Thrones, onde vamos acompar a guerra civil entre os Targaryen conhecida como A Dança dos Dragões, que acontece enquanto os meio-irmãos Aegon II (Tom Glynn-Carney) e Rhaenyra (Emma D'Arcy) disputam o Trono de Ferro de Westeros.
House of the Dragon é exibida semanalmente aos domingos na HBO e HBO Max.