ATENÇÃO: O texto contém spoilers do episódio 1 de House of the Dragon
A primeira temporada de House of the Dragon estreou aclamada (já garantiu continuação) e já rendeu momentos impactantes para o público. Com o avanço da história, acompanhamos as tensões crescentes na vida, especialmente, de Rhaenyra (Milly Alcock), cujo pai prometeu tornar herdeira e próxima na linha de sucessão do Trono de Ferro. É claro que esse caminho não será nada fácil, mas o Rei Viserys (Paddy Considine) parece disposto a garantir o futuro reinado da filha e o chá entregue a ele no episódio 4 faz parte dessa estratégia.
No capítulo em questão, vemos Daemon (Matt Smith) voltar para o palácio da família Targaryen e se aproximar de Rhaenyra com a intenção de se casar com ela. O “encontro” entre os dois não sai como o esperado e o tio recua quando a sobrinha manifesta desejo sexual por ele. Rhaenyra então retorna para casa e chama seu guarda, Sir Criston Cole (Fabien Frankel), para passar a noite com ela. Só então Rhaenyra perde a virgindade.
Apesar de a filha ter jurado (pela própria mãe!) que nada aconteceu, o Rei Viserys I claramente não confia totalmente na palavra dela e, por isso, mandar para entregar a Rhaenyra a bebida chamada “chá da lua”, nada mais do que uma mistura de substâncias abortivas. A intenção, claro, era garantir que Rhaenyra não produzisse um herdeiro - que até onde o rei sabe, seria de Daemon.
Por que Viserys deu o chá a Rhaenyra?
Na sociedade de House of the Dragon, a norma é que mulheres se casem virgens e seu valor “diminui” caso elas tenham relações sexuais antes do matrimônio, o que dificulta com que seus pais encontrem maridos para elas. É uma preocupação de Viserys, que tem interesse nas alianças políticas que um casamento de Rhaenyra pode proporcionar à família Targaryen.
O chá, então, é a forma de garantir que a “escapada” de Rhaenyra não terá consequências para o reinado e que ninguém fique sabendo do que a jovem fez. Junto com a bebida, Viserys também toma outra decisão importante: quando Otto Hightower (Rhys Ifans) vem fazer a fofoca sobre Daemon e Rhaenyra, o rei até desconfia que seja verdade, mas faz questão de deixar claro que os rumores são infundados e demite seu Mão-do-Rei como prova de que ele não é confiável.
O AdoroCinema está concorrendo mais uma vez ao Prêmio iBest, a mais importante premiação da internet, na categoria Cinema, TV e Streaming e gostaria de contar com o seu voto. Então, clique aqui para votar na gente e nos seus favoritos em diversas categorias!