Baseada nos apêndices da trilogia escrita por J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder é uma série farta não só em orçamento, mas em tramas e núcleos. Até agora, visitamos lugares como Númenor, a Ilha dos Homens; Khazad-dûm, o reino dos Anões; Eregion, o reino dos Elfos-ferreiros; Lindon, a capital dos Altos Elfos; e as Terras do Sul. Nestas últimas, povoadas pelos humanos, está o vilarejo de Tirharad, onde vive Bronwyn (Nazanin Boniadi) e seu filho, Theo (Tyroe Muhafidin).
Enquanto a mãe se dedica a investigar um possível retorno dos Orcs à região (e logo das forças do mal), o garoto vive seu maior conflito com uma espada quebrada, que esconde em um alçapão dentro de um celeiro. Ainda que inicialmente a lâmina preta remetesse mais a um garfo partido, descobrimos no final do 2º episódio que ela retorna a sua forma original após absorver uma gota de sangue de Theo.
Não se trata de uma arma qualquer, e sim de um antigo e provavelmente maligno artefato que carrega a marca de Sauron. Sem dúvida, terá um papel importante na produção do Amazon Prime Video. Mas de onde vem o objeto? Muitas teorias circulam na internet, então vejamos algumas:
UMA ESPADA DEIXADA POR SAURON
Como Narsil, a espada quebrada de Elendil no prólogo de O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (2001), o item guardado por Theo poderia ser remanescente de uma batalha e ter pertencido ao próprio Sauron?
O seriado se passa durante a Segunda Era da Terra-média, depois de um longo período de guerra contra o Senhor do Escuro. Vale lembrar que, no conflito, os ancestrais dos moradores de Tirharad se aliaram a Morgoth – ex-mentor de Sauron. Assim, pode parecer lógico que este último tenha perdido sua arma nas Terras do Sul.
UMA ARMA ÉLFICA VINDA DE "O SILMARILLION"
Alguns fãs da obra de Tolkien acreditam que a espada é uma relíquia da Primeira Era. Como o canal Nerd of the Rings explica em um de seus vídeos, poderia de fato ser Gurthang, uma espada amaldiçoada forjada por Eöl, o Elfo Escuro no livro "O Silmarillion" e recuperada pelo humano Túrin Turambar em "Os Filhos de Húrin".
Antes de levar à morte seu segundo dono, a espada, de cor preta, teria se alegrado em beber seu sangue. Um detalhe sombrio que corresponde ao que vimos no fim do episódio 2.
Série de O Senhor dos Anéis: Como o elenco aprendeu a língua dos Elfos para Os Anéis de Poder?UMA LÂMINA DE MORGUL USADA MAIS TARDE CONTRA FRODO
Ainda de acordo com o Nerd of the Rings, assim como a espada usada pelos Nazgûls para esfaquear Frodo (Elijah Wood) em A Sociedade do Anel, a de Theo poderia ser considerada uma lâmina de Morgul. Ela ficou mais conhecida nas mãos do Rei-bruxo de Angmar, que, durante a Terceira Era, liderou os espectros corrompidos pelos Anéis de Poder. No entanto, não sabemos quando foi a arma criada nem quantos exemplares existiam.
Assim, poderia Theo se tornar um dos nove homens portadores dos anéis mágicos, ou mesmo o Rei-bruxo?
Como Theo, Bronwyn e o vilarejo de Tirharad foram criados especialmente para a série, não encontramos respostas na mitologia de Tolkien. Resta-nos aguardar os próximos episódios, lançados toda sexta-feira no Prime Video.