Cartografia, linha do tempo, inventário de monstros, mitologia... Quando moldou seu rico e complexo universo, J.R.R. Tolkien não deixou nada ao acaso, chegando a forjar vários idiomas de A a Z para seus personagens. Entre os diferentes dialetos falados na Terra-média, os mais famosos são, sem dúvida, os dos Elfos, que podem ser ouvidos muitas vezes nos dois primeiros episódios de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, série do Amazon Prime Video que estreou na última quinta-feira (01/10).
Mas como os intérpretes de Elrond, Arondir, Celebrimbor e de outros heróis élficos se prepararam para ter a melhor pronúncia possível? Durante a San Diego Comic-Con 2022, eles responderam a essa pergunta.
“Tínhamos ‘especialistas’ nas diferentes línguas para dar a ilusão de que podíamos falar fluentemente”, revelou o britânico Charles Edwards (Celebrimbor) ao site francês AlloCiné. “Levaria anos normalmente, dada a complexidade de certas línguas.”
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder perdeu seu protagonista dois meses antes do início das filmagensComo se observa em uma sequência do piloto, o britânico Robert Aramayo (Elrond) precisou se dedicar sobretudo à parte escrita. “Tentei aprender a escrever élfico, mais do que falar”, explicou o ator. “Tivemos um número impressionante de aulas. Felizmente, eu adoro desenhar, e escrever essa língua é quase isso.”
De origem porto-riquenha, Ismael Cruz Córdova (Arondir) contou com seu idioma materno para dominar as nuances do élfico: “Parece ter semelhanças com o espanhol, então me ajudou a ter algumas noções básicas para entrar no personagem. Aprendi a ler melhor do que falar, com certeza. Acho que me saí muito bem no final, e a ilusão está lá.”
Já a americana Ema Horvath, que vive Eärien em Os Anéis de Poder, não teve que mergulhar no élfico, e sim no numenoreano. Trata-se de um dialeto completamente diferente, típico de Númenor, a Ilha dos Homens da qual Aragorn descende.
Série de O Senhor dos Anéis: O que são os Anéis de Poder? Entenda a origem e sua relação com os filmes“Passei muito tempo com Daniel Reeve, que desenhou alguns dos mapas que vemos nos filmes. Foi ele quem criou um alfabeto para os habitantes de Númenor”, lembrou a atriz. “Estudei essa língua a fundo, e foi um grande desafio. Hoje tenho muito orgulho em dizer que consigo lê-la”, completou Ema.
A 1ª temporada de Os Anéis de Poder terá oito episódios, lançados toda sexta-feira no Prime Video.