Uma das séries mais antecipadas de 2022, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder enfim desembarcou no catálogo do Amazon Prime Video. Os dois primeiros episódios estrearam na última quinta-feira (1º), levando os fãs de volta para a complexa e encantadora obra de J.R.R. Tolkien. Ambientada na Segunda Era da Terra-média, a produção milionária apresenta novos conflitos, cenários e personagens que marcaram esse universo milhares de anos antes dos acontecimentos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Entre tantos rostos inéditos, um em especial vem chamando a atenção do público: o do gigante barbudo que caiu do céu dentro de um meteoro em chamas! Uma figura misteriosa e diferente dos demais povos da Terra-média, ele "pousa" perto da comunidade dos Pés-Peludos no final do primeiro episódio, sendo encontrado por Nori Brandyfoot (Markella Kavenagh) e sua amiga Poppy (Megan Richards).
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder perdeu seu protagonista dois meses antes do início das filmagensA série ainda não revelou aos espectadores a identidade do Estranho, interpretado por Daniel Weyman, mas uma das teorias mais aceitas diz ser, na verdade, o icônico vilão Sauron. Afinal, na linha do tempo da Segunda Era, ele retorna disfarçado como Annatar após seu mestre, Morgoth, ter sido derrotado pela aliança entre Elfos e Homens.
Como Annatar, o Senhor dos Presentes, ele transmite seu conhecimento para que os Anéis de Poder sejam forjados pelo elfo Celebrimbor (Charles Edwards). Enquanto isso, ele cria o Um Anel em segredo para controlar os demais. É assim que ele consegue se tornar o novo Senhor do Escuro.
No segundo episódio, O Estranho pronuncia duas palavras ininteligíveis que pertencem a uma das línguas criadas por Tolkien – detalhe que casa perfeitamente com outra teoria bastante popular sobre a identidade do personagem. De acordo com alguns fãs, trata-se de Gandalf, o mago vivido por Ian McKellen na trilogia dirigida por Peter Jackson.
No mundo de Tolkien, Gandalf é um Istari e fala quenya. Justamente os dois vocábulos ditos por O Estranho – "Úrë" e "Mana" – fazem parte dessa língua. No léxico de quenya disponível no site francês Tolkiendil, podemos encontrar o significado de ambos:
Úrë: A 36ª letra do alfabeto Tengwar, que corresponderia a um W, assim nos explica o apêndice E de O Senhor dos Anéis. Também designa calor. Ao se deparar com O Estranho, a jovem Nori observa que, apesar das labaredas que o cercam, nenhum calor emana do local, tampouco um incêndio se produz. O Estranho grita esse termo com veemência.
Mana: É um pronome interrogativo que equivale a "o que é?". Vale lembrar que existe a palavra mána (com acento), que quer dizer "abençoado".
O Senhor dos Anéis: Todos os personagens dos filmes que vão aparecer na série do Prime VideoSe O Estranho não for Gandalf, as palavras "Úrë" e "Mana" parecem estar relacionadas de alguma forma com o quenya, uma língua falada pelos Elfos. Até agora, no entanto, suas orelhas não foram mostradas na tela.
Quem você acha que esse personagem com poderes mágicos poderia ser e o que ele representa para a jovem Nori? Resta aguardar o próximo episódio de Os Anéis de Poder, que chega nesta sexta-feira (9).