ATENÇÃO: A MATÉRIA A SEGUIR CONTÉM SPOILER!
A escolha de Lady Alicent Hightower (Emily Carey na fase jovem) como a segunda esposa do rei Viserys I (Paddy Considine) causou um grande desentendimento no 2º episódio de House of the Dragon, spin-off de Game of Thrones exibido simultaneamente pela HBO e pela HBO Max. Isso porque o Lorde Corlys Velaryon (Steve Toussaint) e sua mulher, Rhaenys Targaryen (Eve Best), queriam que o monarca casasse com a filha deles, Laena (Savannah Steyn), de apenas 12 anos.
Intitulada “O Príncipe Canalha”, a entrega do domingo passado (28) deixou os espectadores aflitos durante 53 minutos de pura diplomacia, alianças e traições. Embora não tenha sido uma ode à violência – como de costume no universo criado por George R.R. Martin –, o capítulo apresentou uma nova e perigosa ameaça para Westeros: o Engorda Caranguejo, vivido por Daniel Scott-Smith.
Nos minutos iniciais e também nos finais, vemos vários homens apodrecendo nos chamados Degraus, uma cadeia de ilhas rochosas disputada por piratas, pelas Cidades Livres e pelos Sete Reinos. Os navegadores que ocupam a faixa de areia têm ferimentos espalhados pelo corpo e estão sendo devorados por nada menos que caranguejos. Tudo se torna ainda mais assustador quando, na última cena do episódio, um sujeito misterioso aparece em meio aos cadáveres.
Trata-se de Craghas Drahar, mais conhecido como Engorda Caranguejo. Seu apelido resulta justamente de seu método de emboscar marinheiros para que sejam devorados por crustáceos e afogados pelas marés. Mas por que ele faz isso?
O Engorda Caranguejo é, na verdade, um príncipe-almirante de Myr que exige um pagamento generoso para deixar passar navios relacionados às atividades econômicas da Casa Velaryon. Ele também aumentou o preço das mulheres e dos criados em seus bordéis. Uma situação já insustentável para Corlys, que encontrou no ódio de Daemon Targaryen (Matt Smith) por seu irmão Viserys o aliado perfeito para travar uma guerra contra a Triarquia (formada pelas cidades de Lys, Myr e Tyrosh) nos Degraus.
Game of Thrones revelou o final de House of the Dragon na 5ª temporada – e você não lembraMencionado em “Fogo & Sangue” (2018), livro de Martin no qual a prequela é baseada, esse conflito começou em 106 D.C. (depois da Conquista) e durou dois anos. Para não estragar as surpresas da trama, vamos parar por aqui e ficar apenas com o fato de que um inimigo implacável chegou a House of the Dragon.
Ambientado 172 anos antes do nascimento de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e da volta dos dragões, o seriado se tornou a maior estreia da HBO Max até hoje. Ao todo, a 1ª temporada vai ter 10 episódios, lançados todo domingo às 22h.