Chaves é um dos seriados mais adorados pelos brasileiros, fazendo sucesso desde que começou a ser transmitido aqui pelo SBT lá em 1984. Como diversos filmes e seriados clássicos, surgiram diversas lendas urbanas sobre Chaves, especialmente sobre quais seriam os verdadeiros significados / alegorias em sua trama. Na mais famosa delas, a vila onde os personagens moram seria uma representação do inferno. Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre essa teoria mais assustadora de Chaves.
Teoria de Chaves: a vila é uma representação do inferno?
De acordo com a teoria de Chaves levantada pelo professor pós-doutorado de História Ademir Luiz, a vila do seria a representação de uma espécie de inferno, com os nossos queridos personagens condenados a viver eternamente naquele mesmo ciclo sem fim – por isso temos várias circunstâncias se repetindo.
Tudo começaria pelo título original do seriado, “El Chavo Del Ocho”. O verdadeiro nome do protagonista nunca foi revelado, com ele sendo chamado apenas de “chavo” originalmente, que significa “moleque”, alguem que faz molecagens e não seria moral e socialmente aceito como correto, encarado então como um pecador. A partir disso, surge a ideia de que todos eles seriam alegorias para os pecados capitais.
Os personagens seriam representações dos pecados capitais, de acordo com o que eles cometeram em suas vidas – e características marcantes deles no seriado. Chaves seria a gula; Seu Madruga seria a preguiça e, inclusive, ao longo de todos os episódios ele sempre está devendo 14 meses de aluguel, mostrando que o tempo ali não passa; Seu Barriga seria a ganância; Quico seria a inveja; Chiquinha seria a raiva; Dona Florinda e Professor Girafales seriam a luxúria; Dona Clotilde seria a vaidade. Esses personagens estariam confinados pela eternidade, enfrentando um ciclo infinito de acusações e violência.
Outro personagem que seria uma representação é o carteiro Jaiminho, que supostamente seria o único representante do mundo dos vivos no seriado. Por isso, ele seria um médium que tenta fazer contato com os mortos, e seu cansaço estaria relacionado ao seu esforço para cruzar estas dimensões. Desta forma, as cartas que ele carrega na realidade são psicografias de seus parentes vivos.
O que você achou dessa teoria de Chaves relacionado ao inferno? Vale lembrar que, assim como diversas outras teorias da conspiração e lendas urbanas sobre séries e filmes, não foi comprovada oficialmente e se trata apenas de uma interpretação sobre determinada obra e suas possíveis mensagens ocultas.