A atriz americana Nichelle Nichols faleceu na noite de sábado (30), aos 89 anos, de causas naturais. A informação foi divulgada por seu filho, Kyle Johnson nas redes sociais da atriz. “(...) Ontem à noite, minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu. Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e inspirarmos.”, informou Johnson.
Conhecida pelo seu papel como a Tenente Uhura em Jornada nas Estrelas (1966- 1969), a atriz fez história como uma das primeiras mulheres negras a atuarem em grandes séries de TV e por protagonizar o beijo interracial com o Capitão James T. Kirk, interpretado pelo ator William Shatner, exibido em horário nobre em 1968.
Star Trek - Picard: Produtor confirma a possibilidade de um novo filmeAo lado também de Spock (Leonard Nimoy), a tripulação de Star Trek foi uma referência gigantesca para outras produções de televisão e cinematográficas. Com o objetivo sempre de “audaciosamente ir aonde ninguém jamais esteve”, Uhura era uma peça fundamental nas aventuras da USS Enterprise (NCC-1701) e também fora das telinhas, com sua representatividade em uma época de manifestação pelos direitos civis dos negros nos EUA.
Nichols também foi um símbolo de influência em seu trabalho com a Nasa, a agência espacial americana, estimulando jovens afro americanos e mulheres a se tornarem astronautas. Além da série produzida por Gene Roddenberry, a atriz também retornou ao papel da Tenente no filme Jornada nas Estrelas: O Filme de 1979, e teve sua personagem reprisada pela atriz Zoë Saldaña nos longas da franquia, Star Trek (2009), Star Trek: Além da Escuridão (2013) e Star Trek: Sem Fronteiras (2016). O legado de Nichelle Nichols será recordado sempre pelos fãs e a série original de Star Trek está disponível na plataforma de streaming da Netflix.