Na última quinta-feira (21), foi ao ar um dos momentos mais esperados de Pantanal: o casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa). O casal protagonista da dramaturgia realizou uma cerimônia dupla com Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito). Da mesma forma, o acontecimento marcou a versão original da trama, exibida pela TV Manchete em 1990.
Na novela de Benedito Ruy Barbosa, a cerimônia de Juma (Cristiana Oliveira) e Jove (Marcos Winter) também contou com a presença de Muda (Andrea Richa) e Tibério (Sergio Reis). Em ambas as versões, Juma fica angustiada antes de subir ao altar, montado ao ar livre.
No remake de Bruno Luperi, o Velho do Rio (Osmar Prado) anuncia sua presença na cerimônia com o som do berrante e José Leôncio (Marcos Palmeira) o reconhece. “Esse berrante... Esse repique, Filó... É o repique do meu pai”, declara o fazendeiro. Por meio do padre da cerimônia, o Velho do Rio faz um belo discurso sobre o amor, a natureza e a tolerância.
Pantanal: Madeleine não morreu? Final da novela pode ter reviravolta impressionante com personagem de Karine TelesNa trama original, José Leôncio (Cláudio Marzo) também reconhece seu pai, porém não há o momento do discurso do Velho do Rio falado na cerimônia por meio do sacerdote. O religioso, por sua vez, também faz a relação do batismo de Juma com o batismo de Jesus Cristo, mas questiona mais vezes Juma sobre a religião católica. “[Você acredita] em todos os santos?”, pergunta o padre. “Que santo?”, responde Juma.
Quando acaba Pantanal?
Se os planos da TV Globo se manterem, Pantanal deve acabar no dia 7 de outubro (sexta-feira), com o capítulo final sendo reprisado no dia 8 de outubro (sábado). Segundo coluna do UOL, o elenco foi avisado de que as gravações acontecerão até setembro. A trama será substituída por Travessia, novela escrita por Glória Perez.