Por muitos anos, não houve dúvidas de que os personagens "amarelos" mais populares da história da TV e do cinema eram Homer, Bart, Lisa, Marge e Maggie Simpson. Tudo bem, os Bananas de Pijamas roubaram um pouco a cena nos anos 90, mas o desenho criado por Matt Groening ainda faz bastante sucesso mesmo a caminho de sua 34ª temporada, volta e meia viralizando por prever eventos futuros – como a compra da Fox pela Disney, a eleição de Trump, o vírus ebola e até o 11 de setembro.
Porém, desde 2010, novos personagens "amarelos" chegaram ao mesmo nível de popularidade (ou talvez mais) de Os Simpsons: os minions. Essas criaturas apareceram pela primeira vez em Meu Malvado Favorito, como os capangas caolhos que ajudam Gru a se tornar o vilão mais malvado da história. Eles caíram tanto nas graças do público que ganharam sua própria franquia, cujo segundo filme, A Origem de Gru, está atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.
Agora imagina um crossover entre Minions e Os Simpsons? Dois mundos completamente diferentes, assim como duas gerações de espectadores. Mas isso de fato aconteceu na 26ª temporada de Os Simpsons, exibida entre 2014 e 2015. No tradicional episódio de Halloween, intitulado "A Casa da Árvore dos Horrores XXV", esses dois universos se encontram para fazer as pazes.
Minions 2: "Eu fui um vilão mirim!", revela Leandro Hassum, que retorna para dublar Gru (Entrevista Exclusiva)O momento ocorre na terceira parte do capítulo, após a paródia de Laranja Mecânica e a participação póstuma de Stanley Kubrick. Inspirada em Os Outros, com Nicole Kidman, a trama acompanha Homer ao descobrir que há uma presença fantasmagórica em sua casa, em Springfield. Após um ritual, a primeira versão de toda a família surge para alertar sobre as misteriosas mortes de todos os seus membros nas mãos de um misterioso assassino, Willy, o zelador.
Resignada a viver espiritualmente em casa, Lisa se pergunta: "Se você pode assistir a duas versões de Os Simpsons, por que outra entidade maligna não poderia produzir milhões de outras?"
É assim que os Simpsons se transformam em animes como Pokémon, Naruto, Bleach, Attack on Titan e A Viagem de Chihiro; ou então desenhos como Hora da Aventura, South Park, Lego e, claro, os minions! Confira:
Na pele dos comparsas de Gru, a família fala a ininteligível língua que mistura balbucio, inglês, espanhol, japonês, usando inclusive os inconfundíveis óculos de proteção. Destaque para os dois fios de cabelo de Homer! É uma breve aparição que funde os dois bandos "amarelos" mais famosos da cultura pop. E obviamente Maggie é a representação do pequeno Stuart.
Para conferir esse multiverso dos Simpsons, é só acessar o Star+, que disponibiliza as 33 temporadas já lançadas.