No ar desde o dia 28 de março, o remake de Pantanal segue firme e forte em sua segunda fase, marcada por um salto de 20 anos e uma mudança completa no elenco. Originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e agora adaptada por seu neto, Bruno Luperi, a novela das 9 traz na linha de frente Marcos Palmeira (como José Leôncio), Dira Paes (Filó), Jesuíta Barbosa (Jove), Alanis Guillen (Juma), Irandhir Santos (José Lucas), Isabel Teixeira (Maria Bruaca) e Murilo Benício (Tenório).
Nos próximos capítulos, Juma e Jove enfim se casam, abençoados pelo berrante do Velho do Rio (Osmar Prado). Enquanto isso, Tenório e Alcides (Juliano Cazarré) planejam matar José Leôncio e Jove para se apossar da fazenda. No entanto, Tenório descobre que sua esposa, Maria Bruaca, está tendo um caso com Alcides e pensa em atentar contra eles.
Confira o que mais vai acontecer em Pantanal entre os dias 18 e 23 de julho:
CAPÍTULO DE SEGUNDA-FEIRA, 18 DE JULHO
Érica elogia as fotos de Jove. Juma não gosta do olhar de Érica para Jove. O padre avisa a Filó e José Leôncio que deseja conversar com os noivos, separadamente, antes de celebrar os casamentos. Érica deduz que a hostilidade de José Lucas com Jove tenha a ver com Juma. O padre batiza Juma para que ela possa se casar. O Velho do Rio convence Juma a se casar quando vê a filha de Maria Marruá fugindo. O Velho do Rio toca o berrante para abençoar a cerimônia, e José Leôncio reconhece o som do instrumento de seu pai.
CAPÍTULO DE TERÇA-FEIRA, 19 DE JULHO
Alcides e Jove têm uma briga por conta de Juma. Jove se sente aliviado ao saber por José Lucas que Alcides está vivo. José Lucas pede perdão a Jove, selando uma cumplicidade entre os dois irmãos. Muda resiste a ter a noite de núpcias com Tibério. Filó diz a José Leôncio que o fazendeiro nunca se declarou para ela. Alcides afirma a Zefa que vai se vingar de Jove. Tadeu avisa a Alcides que, se ele mexer com Jove, vai mobilizar toda a família Leôncio. Érica e José Lucas se beijam. Tenório atiça Alcides a tirar as vidas de Jove e José Leôncio.
CAPÍTULO DE QUARTA-FEIRA, 20 DE JULHO
Tenório volta atrás e desarma Alcides. Mariana fica assustada ao saber que Jove foi jurado de morte por Alcides. Alcides pede a Tenório sua arma de volta, prometendo matar Jove e José Leôncio para ele e o patrão tomarem as terras do fazendeiro. José Leôncio pede a Jove que use a arma em sua cinta. Jove diz a José Leôncio que pretende conversar com Alcides. Trindade comenta com Irma sua preocupação com Tibério. José Leôncio e Tadeu flagram Trindade e Irma juntos. Tenório descobre que Alcides está tendo um caso com Maria Bruaca. Tenório anuncia que pensa em trazer Zuleica e os outros filhos para a fazenda.
CAPÍTULO DE QUINTA-FEIRA, 21 DE JULHO
Tenório deixa claro para Maria Bruaca que ele é quem manda na casa e sugere que a mulher deixe a fazenda. Guta e Marcelo se beijam. Tenório pensa em atentar contra Alcides e Maria Bruaca. Érica elogia José Leôncio para José Lucas. Muda pede a Tibério que tenha paciência com ela. José Lucas sente um baque quando Érica anuncia que vai embora e deseja deixar apenas na fazenda a lembrança de tudo o que viveram juntos.
CAPÍTULO DE SEXTA-FEIRA, 22 DE JULHO
Érica confessa a José Lucas que tem alguém esperando por ela. Alcides comenta com Maria Bruaca que desconfia de que Tenório saiba sobre eles. Zuleica não aceita morar na fazenda com os filhos. José Lucas pede perdão a Juma. Filó acolhe Muda. Eugênio diz a Zaquieu que ele leva jeito para ser peão. Maria Bruaca pega a arma de Alcides e finge para Zefa que foi o peão quem a pegou. Maria Bruaca pensa em atentar contra Zuleica, caso a mulher apareça na fazenda.
CAPÍTULO DE SÁBADO, 23 DE JULHO
Juma se recusa a colocar a aliança no dedo. Muda e Tibério finalmente têm sua noite de núpcias. Mariana se incomoda com a presença de Alcides na fazenda. Zaquieu fica emocionado ao ouvir de José Leôncio que vai ganhar uma roda de viola em sua homenagem. Muda agradece as palavras de Filó. Zefa alerta Marcelo e Guta sobre seu comportamento. José Leôncio contrata Alcides. Tenório conta para Zuleica que Maria Bruaca o traiu e afirma que, se ela não for para o Pantanal, ele pode acabar tirando a vida da primeira esposa.