Atenção: este texto contém spoilers
A primeira série live-action de Resident Evil finalmente está no ar. Com oito episódios, a atração da Netflix apresenta um futuro distópico baseado nos acontecimentos da franquia de sucesso da Capcom.
Sabendo que tudo o que existe nos games está neste mundo, seria um desperdício realizar uma produção que não tivesse pontos-chave deste universo de zumbis, bem como incluir easter-eggs ao longo da narrativa. Por isso, o showrunner Andrew Dabb decidiu incluir diversas referências ao longo da trama.
Resident Evil: “Tudo dos jogos existe neste mundo”, antecipa showrunner da série da Netflix; confira novas imagensAbaixo, você confere alguns elementos que estão nos games e aparecem de forma direta ou indireta na série. Além dos jogos, também há espaço para homenagear produções de terror e adaptações anteriores de Resident Evil.
Extermínio
A abertura de Resident Evil remete a outro filme de zumbis, Extermínio. A cena em questão acompanha Jade (Ella Balinska) atravessando uma ponte com o Big Ben ao fundo, algo semelhante ao que foi visto no início do filme de Danny Boyle.
Raccoon City e New Raccoon City
A cidade icônica dos primeiros games de Resident Evil, Raccoon City, é citada na série. Destruída em 1998 após o incidente com a Umbrella Corporation, agora uma nova versão surge em meio ao caos de um novo desastre biológico.
Umbrella
Além de revitalizar a empresa farmacêutica responsável pelas experiências biológicas capazes de destruir o mundo, as referências ao logo da Umbrella Corporation dominam a tela em diversos momentos, com octógonos espalhados pelos cenários. Com direito a porta-retratos e até nos brincos de Jade.
A espiã e a cobaia
Ao fim da série, Albert entrega um bilhete para Jade com um nome e um endereço para caso precise de apoio. O nome no papel é de Ada Wong, uma das personagens mais enigmáticas da franquia. A espiã surgiu pela primeira vez em Resident Evil 2 e retorna tanto nos games como nos filmes animados.
Resident Evil: Série da Netflix está conectada aos filmes? Entenda a relação dos projetosOutra personagem dos jogos a dar as caras na trama é Lisa Trevor. No quinto episódio, Jade e Billie têm acesso a um vídeo com imagens da garota monstruosamente deformada.
Montanhas Arklay
Importante na história dos games, as montanhas Arklay são palco de um flashback protagonizado por Wesker. O local faz referência ao primeiro game da franquia, pois se localiza onde a Mansão Spencer foi construída.
O verdadeiro
Conforme antecipado pelo showrunner, o retorno de Albert Wesker seria um dos grandes mistérios da trama. No episódio 7, o verdadeiro vilão surge em um flashback com a mesma aparência dos games. No capítulo em questão, Bert afirma que o Albert "original" morreu em um vulcão, uma alusão ao desfecho de Resident Evil 5, quando o antagonista é derrotado por Chris Redfield e Shiva Alomar.
Moonlight Sonata
Uma clara referência ao primeiro Resident Evil, "Moonlight Sonata" faz parte do quinto episódio da série da Netflix. A música de Beethoven faz parte de um enigma criado por Albert para Billie e Jade. Curiosamente, nos games a faixa também está ligada a um puzzle.
Monstros, ervas e inimigos
A série também apresenta uma série de inimigos dos games. Além dos conhecidos zumbis, há espaço para um crocodilo gigante, aranhas mutantes, Lickers, o Dr. Salvador, o cão doberman infectado, ervas vermelhas, entre outros.