Friends estreou em meados dos anos 90 e se tornou um fenômeno mundial, a ponto de ter que pagar US$ 1 milhão por episódio aos seus protagonistas quando seu fim se aproximava. Mas aqueles eram tempos diferentes, de modo que as tramas e personagens que apareciam não envelheceram tão bem assim.
A Geração Z classificou a série favorita de muitos millennials como "cringe" e problemática. Motivos não faltam, já que até mesmo uma de suas cocriadoras, Marta Kauffman, quis se desculpar pela má representação que a comédia promoveu ao longo de suas 10 temporadas.
Durante uma recente participação em um programa da BBC World, Kauffman explicou que foi um "erro" não tratar a mãe de Chandler Bing (Matthew Perry), uma mulher transgênero interpretada por Kathleen Turner, no feminino: "Os pronomes eram algo que eu ainda não entendia. Continuamos nos referindo a ela como 'pai de Chandler', mesmo ela sendo trans."
Estrela de Friends, Jennifer Aniston usa vestido que roubou do guarda-roupa de Monica e provoca fãs: "Parece familiar?"Kauffman também admitiu ser “culpada” por não ter “representação suficiente de negros” em Friends, atribuindo o fato ao "racismo sistêmico em nosso meio”. Como nunca é tarde para revisitar o passado e fazer diferente, Kauffman resolveu doar US$ 4 milhões para um projeto de estudos africanos e afro-americanos da Brandeis University, em Boston, onde a própria se formou em Teatro.
De acordo com o Los Angeles Times, a cocriadora ainda mencionou que foi "difícil e frustrante" ver as críticas relacionadas à falta de diversidade em Friends – que também conta com Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc e David Schwimmer.
"Foi depois do que aconteceu com George Floyd que comecei a pensar em como ele trouxe o racismo sistêmico para o show de maneiras que nunca percebi. Esse foi realmente o momento em que eu comecei a olhar para o que tinha feito. Então soube que precisava corrigir o rumo", lembrou Kauffman.
Fãs de Friends podem se hospedar em réplica idêntica ao apartamento de Monica e Rachel; veja fotosPor fim, ela afirmou que aprendeu muito nos últimos 20 anos e que, hoje, assume a responsabilidade pela homogeneidade branca dos personagens da sitcom. "É doloroso olhar no espelho. Tenho vergonha de não ter reparado nisso 25 anos atrás", completou.
Friends está disponível no catálogo da HBO Max, assim como a reunião do elenco lançada em maio de 2021.