Desconfie de ofertas de promoção e desconto em assinaturas de streamings: criminosos estão usando perfis falsos de grandes plataformas para aplicar golpes. O alerta foi levantado pela PSafe, empresa especializada em segurança digital, que identificou o surgimento de diversos perfis que se passam pelas redes sociais da Netflix, Amazon Prime Video e Disney+. Entenda como os golpes são realizados e como se proteger.
Golpes dos streamings: Como são aplicados?
Primeiro, os criminosos criam diversas páginas de Instagram, Facebook, TikTok, entre outras redes, como se fossem perfis verdadeiros e divulgam promoções de assinaturas de serviços de streaming. Para ter acesso aos supostos descontos, a vítima precisa fazer um cadastro de suas informações em um site (que é falso), para que possa receber um código de validação do desconto ou promoção. Com o acesso, o usuário acaba fornecendo dados aos criminosos.
Netflix mais barata e com anúncios deve chegar ainda este ano; entenda os planos do streamingA PSafe alerta que as páginas dos streamings parecem verdadeiras porque, geralmente, têm um grande número de seguidores e curtidas e que os golpes podem vir por diversos meios: SMS, e-mails, WhatsApp, etc. Ao cair em um golpe como esse, o usuário fica sujeito ao roubo de suas redes sociais e até mesmo à clonagem de seus cartões de crédito, o que pode levar à abertura de dívidas, entre outros transtornos - como se passar pela vítima para se comunicar com conhecidos dela.
Como saber se é golpe e se proteger?
O primeiro passo é sempre desconfiar: além de ser muito rara a comunicação direta entre empresas e clientes pedindo informações pessoais, a máxima do “bom demais para ser verdade” também vale - se a promoção ou descontos forem muito chamativos, vale redobrar os cuidados.
Em alguns dos casos pontuados pela PSafe, os criminosos utilizam páginas com aparências exatamente iguais às dos catálogos da Netflix, do Amazon Prime Video, entre outras plataformas, então vale prestar atenção ao endereço da página.
Atente-se também aos perfis que estão se comunicando com você nas redes sociais - verifique se são plataformas, e-mails ou número de telefone verificados. Em caso de dúvida, evite clicar em links enviados ou fornecer informações pessoais - uma alternativa é entrar em contato com seus serviços de streaming apenas pelos meios indicados nos sites oficiais deles.
Disney+ vai ficar mais barato, mas há um problema: Entenda novo modelo de assinatura do streamingSe for possível, aposte também em um antivírus ou outros métodos de reforço da segurança de seus dispositivos digitais.