Os dois episódios restantes da 4ª temporada de Stranger Things desembarcaram no catálogo da Netflix na sexta-feira, 1º de julho. Com mais terror e violência do que nunca, o Volume 2 enfim revelou ao público quem morreu e quem sobreviveu na batalha contra Vecna, bem como a origem do Devorador de Mentes, o monstro que aterrorizou Hawkins na 2ª e na 3ª temporada. Foram muitas reviravoltas chocantes, momentos de partir o coração e, claro, referências e mais referências ao contexto dos anos 80 – seja político, seja cultural.
Para isso, os criadores da série, os irmãos Matt e Ross Duffer, contaram com uma ajudinha mais do que especial: a de Winona Ryder. A intérprete de Joyce Byers, mãe de Will (Noah Schnapp) e Jonathan (Charlie Heaton), virou a fonte oficial de checagem dos showrunners, chegando a corrigi-los durante as filmagens.
David Harbour, que vive o xerife Jim Hopper na trama, relembrou o fato durante uma entrevista ao lado de Winona para a revista britânica Harper’s Bazaar. O ator, de 47 anos, contou ter visto a colega, de 50, apontando erros mais de uma vez:
Ela dizia para eles: ‘Essa música na verdade saiu em 1985, e estamos em 1983.' Ela sabia de todos esses detalhes mínimos que ninguém fazia ideia, e eles precisavam mudar o roteiro por causa disso… É meio que épico como a mente dela funciona, indo para todos esses cantos.
Para os que não estão familiarizados com a carreira de Winona, ela começou a fazer sucesso justamente na década de 80, ao participar de filmes como A Inocência do Primeiro Amor (1986) e Beetlejuice - Os Fantasmas Se Divertem (1988), de Tim Burton. Na sequência, contracenou com Johnny Depp em Edward Mãos de Tesoura (1990), também dirigido por Burton e responsável por lhe dar destaque internacional.
Nos anos 90, a trajetória de Winona continuou ascendente, com direito a duas indicações ao Oscar – ao de Melhor Atriz Coadjuvante por A Época da Inocência (1993) e ao de Melhor Atriz por Adoráveis Mulheres (1994).
Como seria o elenco de Stranger Things daqui a 50 anos? Versão mais velha de Finn Wolfhard e Gaten Matarazzo impressionaGraças ao seu longo currículo, Winona entende perfeitamente o que o elenco jovem de Stranger Things está vivendo hoje, com toda a atenção e reconhecimento que a produção lhe trouxe. Ainda para a Harper’s Bazaar, a atriz recordou que costumava conversar com eles sobre os perigos da fama tão cedo:
Quero que eles compreendam que esse tipo de coisa não é comum. É realmente atípico. Sempre falo com eles: ‘O trabalho é a recompensa!’ Porque quando tinha a idade deles foi muito difícil colher os frutos do meu trabalho. É uma indústria brutal.
Winona completou: "Você trabalha o tempo todo, mas se quer uma folga te dizem: 'Se você parar, vai acabar.' E então realmente diminui. Você começa a ouvir que vai ser impossível voltar. Depois muda para 'você nem faz mais parte dessa conversa'. É brutal."
As 4 temporadas de Stranger Things estão disponíveis na íntegra na Netflix. A 5ª e última leva de episódios só deve ter suas gravações iniciadas em 2023. A previsão de estreia, portanto, é meados de 2024.